bombeiros 35 anos vilaboadobispo
Publicidade

A Secção de Vila Boa do Bispo dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses celebrou o 35.º aniversário este domingo, dia 19 de fevereiro.

O evento teve início às 09h00 com a formatura e passado 10 minutos deu-se o hastear das bandeiras. Depois de receberem os convidados chegou a altura de as entidades intervirem e às 10h15 foi a vez do desfile apeado e motorizado.

Às 11h30 teve início a missa no Quartel da Secção de Vila Boa do Bispo e às 12h40 chegou ao quartel a nova viatura dos bombeiros, onde foi realizada a bênção do veículo. De seguida teve lugar o descerramento da placa alusiva ao aniversário e os festejos terminaram com o bolo comemorativo que assinalou o 35.º aniversário.

Em declarações ao Jornal A VERDADE, Sérgio Silva, comandante dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses, e João Lima, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses, que se mostraram “satisfeitos e orgulhos” por celebrarem mais um aniversário junto dos bombeiros.

Assim, Sérgio Silva começou por explicar a importância desta data: “é uma secção destacada que atingiu a maior idade, 35 anos é um número bastante redondo e faz todo o sentido nós darmos um certo ênfase porque melhoramos instalações e adquirimos um novo veículo. De certa forma é importante dar algum relevo a este tipo de aniversário porque os homens e as mulheres têm colaborado e estado presente todos os anos”.

Ainda neste sentido, João Lima acrescenta que os 35 anos “representam três décadas e meia de dedicação destes homens e mulheres à população desta região do concelho. É uma data marcante porque temos de relembrar quem já cá passou e quem cá está”.

Acrescentando que aproveitaram esta data “para inaugurar as obras de remodelação das instalações, das camaratas, com as quais pretendemos dar mais qualidade aos bombeiros que prestam cá o serviço.” Para além disso, foi realizada a bênção da viatura “que foi fruto do trabalho que os bombeiros da secção tiveram e, por isso, é que eles são os padrinhos da viatura”. Referindo que “o veículo está meia pago, mas estou convencido que durante os próximos meses vamos conseguir concluir a campanha e pagar o resto que falta”.

A par do aniversário, os dois momentos mais marcante são a inauguração das obras e a nova viatura. Assim, o primeiro objetivo em vista é “continuar com iniciativas de angariação do restante valor para pagar a viatura.” Paralelamente, também pretendem “criar uma ligação à comunidade, para que os marcoenses percebam que os bombeiros são deles. Quando passa uma viatura que diga ‘bombeiros do marco’ nós possamos dizer com orgulho ‘vão ali os nosso bombeiros’”.

Sério Silva não deixa de destacar que a nova viatura irá permitir “criar melhores condições aos homens, nomeadamente, na parte das instalações e para termos veículos adaptados ao socorro que nós prestamos. Este veículo é dedicado a fogos urbanos, ou seja, não é para incêndios florestais, mas sim para fogos urbanos”. Fica assim preparado um novo veículo “para uma primeira intervenção muito mais eficiente”. 

Por fim, destacam em conjunto o trabalho que “os bombeiros têm tido e a disponibilidade perante a secção”. Apelando que mais homens e mulheres se juntem aos bombeiros “para dar seguimento a este trabalho”.

João Lima não esquece também de agradecer “aos bombeiros que já cá passaram pelo que fizeram”. Acrescentando também que para além da necessidade de homens e mulheres na secção, é igualmente necessário que “a comunidade se torne sócia dos bombeiros porque uma quota de 15 euros anuais ajuda muito os bombeiros para que possam estar cada vez mais equipados e, dessa forma, socorrer as pessoas que precisam deles”.

Até à data fazem parte da Secção de Vila Boa do Bispo dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses 32 bombeiros voluntários.