marcha lama sao joao alpendorada
Publicidade

O São João de Alpendorada, no concelho do Marco de Canaveses, regressou à freguesia de 17 a 23 de julho. A festa, a decorrer no Estádio Municipal de Alpendorada, conta com música popular, bares e tasquinhas, DJ’s e diversões e as tradicionais marchas populares. Este ano, a festividade conta com o desfile de seis marchas que serão apresentadas ao longo desta semana.

A Marcha do Jardim da Lama nasceu em 2019 por vontade de um grupo de pais que pretendia criar uma “melhor relação entre a escola e os encarregados de educação”. Quem o diz é Isabel Rocha, uma das responsáveis pelo grupo.

Nesta marcha unem-se diversas gerações, desde alunos, antigos estudantes e pais, todos com o objetivo de “angariar fundos para investir no Jardim da Lama”.

fafstone 1006 1

No primeiro ano de marchas foi possível adquirir um piso, uma máquina de lavar e cabides para pendurar batas. Este ano o grupo pretende para além da escola, angariar fundos para duas instituições.

A Isabel Rocha juntaram-se seis mães em 2019 e este ano mais duas mães e um pai decidiram juntar-se à Marcha em prol do Jardim da Lama.

1 4 intermarche alpendorada 1

Isabel, Ângela, Bárbara, Catarina, Diana, Daniela, Joana, Miguel, Sónia e Zita são os dez rostos responsáveis por levar a Marcha da Lama avante. A maior parte destes elementos tem uma ligação às marchas e, por isso, afirmam que “estão no nosso sangue”.

Com o tema “Sons às Palavras”, a marcha conta com 49 pares. Para esta marcha, o São João permite “manter e cultivar tradições. Integrar crianças é garantir que a marcha sempre existirá”.