quinta de cabanas penhalonga marco de canaveses 42
Publicidade

A Quinta de Cabanas – DOURO Country House nasceu, oficialmente, na freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo, no concelho do Marco de Canaveses, esta terça-feira, dia 7 de maio. Rui Gomes e Elizabete do Nascimento, proprietários do turismo rural, estão de “corpo e alma” neste projeto e esperam proporcionar momentos “exclusivos e especiais” a cada pessoa que visite este hotel incorporado entre a zona do Douro vinhateiro e o Douro urbano.

Casados há 20 anos, Elizabete e Rui agarraram a oportunidade em 2016 e têm-se dedicado, diariamente, ao projeto. “Sem a Elizabete nada seria possível e nada será possível, estamos intrinsecamente ligados um ao outro. Confesso que os primeiros tempos foram de adaptação porque a área da hotelaria e da restauração têm uma pressão muito grande, mas conseguimos atingir o equilíbrio e hoje complementamo-nos”. 

quinta de cabanas penhalonga marco de canaveses 3

Tudo começou através de uma fotografia no OLX e do desejo de ter uma casa de férias recatada para a família. Rui e Elizabete estavam convictos de que queriam reconstruir uma ruína fora do Porto, mas que não fosse muito longe. “Eu e a Elizabete trabalhávamos nas tecnologias de informação, com uma vida bastante preenchida e intensa. Começamos a procurar um local para recarregar as energias e imaginamos que seria uma quinta pequena, que pudéssemos recuperar e transformar numa casa de família”.

Uma ruína do OLX, próxima ao rio Douro, levou o casal até Penha Longa, freguesia que desconheciam. “Quando chegamos não encontramos o local e ligamos à promotora, que estava a duas horas, acabamos por adormecer no carro com o ar condicionado ligado, até que fomos acordados pela vendedora a bater ao vidro. Foi o destino, porque, provavelmente, se não tivéssemos adormecido tínhamos ido embora”, conta em entrevista ao Jornal A VERDADE.

quinta de cabanas penhalonga marco de canaveses 10 1

Uma espera que resultou num “aperto de mão” imediato. A energia “positiva” e a “luminosidade” do local não deixaram dúvidas a este casal. “Ainda como moradia de família, começaram a nascer os sonhos…”. O responsável, natural de Santo Ildefonso, no Porto, acabou por se mudar com a esposa, inicialmente, para a própria quinta e, mais tarde, para o centro da cidade do Marco de Canaveses para colocar mãos à obra e tornar o sonho realidade. À medida que o tempo ia passando, Rui e Elizabete aperceberam-se das “potencialidades” do alojamento e, de uma forma natural, decidiram elevar e tornar a Quinta de Cabanas num espaço de turismo rural. 

quinta de cabanas penhalonga marco de canaveses 16

As exigências da hotelaria e restauração, levaram Rui e Elizabete a procurar mais formação nas áreas. Rui foi para Gestão Hoteleira e Elizabete aperfeiçoou os dotes no curso de Gestão e Produção de Cozinha. Enquanto estudavam, os desafios não paravam de surgir e, mais uma vez, era preciso expandir, neste caso, no número de quartos. Acabou por ser nesta linha de “melhoria e evolução constante”, que os empreendedores sentiram a necessidade de estabelecer ligações com parceiros, sobretudo, locais. “O turista tem de sentir que valeu a pena vir até nós e, por isso, procuramos criar experiências inesquecíveis em diversas áreas, porque as horas de lazer têm de ser de qualidade. Temos uma noção de valiosidade do tempo das pessoas, porque é algo que não podemos comprar mais”, realça.

A trabalhar desde 2016, Rui e Elizabete celebraram o culminar da finalização das obras de expansão no dia 7 de maio de 2024, com um evento especial e exclusivo preparado para parceiros e amigos. “Neste dia quisemos agradecer a todos por nos apoiarem neste projeto, mas, acima de tudo, colocar os parceiros em contacto uns com outros para que surjam novas ideias”. 

quinta de cabanas penhalonga marco de canaveses 23

Atualmente, a Quinta de Cabanas oferece dois serviços: aluguer exclusivo de todo o espaço ou reserva por quarto. No que diz respeito à capacidade, existem 62 lugares sentados no “alpendre”, isto é, na sala do restaurante e uma capacidade de 21 pessoas para alojamento. “No exterior já fizemos eventos para 150 pessoas, mas depende das condições climatéricas, seja chuva ou dias de muito calor. Entre 50 a 62 pessoas é o número ideal”, explicou o proprietário, acrescentando que “quem reserva para eventos reserva a hotelaria também, não é possível ter hóspedes no interior da propriedade que não façam parte do evento”. 

Assim, o local pode ser reservado para casamentos, batizados, festas de aniversário, despedidas de solteiro, team building’s, reuniões de empresas, apresentação de produtos, entre outros. 

quinta de cabanas penhalonga marco de canaveses 37

Sem desvendar muito, o casal adianta que, no final do mês, será feita a inauguração do restaurante que será aberto também aos passantes. 

Para terminar, Rui Gomes deixa um convite à comunidade, sobretudo, da região: “se há pessoas que viajam milhares de quilómetros para nos conhecer, porque é que um local não há de nos conhecer quando está mais pertinho. Vamos sempre receber as pessoas de forma carinhosa, mas profissional”, deixando um desejo: “não queremos parar por aqui”. 

quinta de cabanas penhalonga marco de canaveses 51

Conheça os parceiros da Quinta de Cabanas 

  • 4travel Transfers
  • Enjoy Douro Visitas ao Douro Vinhateiro
  • Rui Marcelo Motorista Uber
  • Amarantrilhos Aluguer de Bicicletas
  • Bello Giro Passeios de Buggy 
  • Bitetos Douro Passeios de Barco 
  • Stay2talk Experiências de imersão cultural
  • Inelipa Cover de Violino/Cantora 
  • Pedro Daniel Animação de Eventos/Cantor
  • 2ToMoments Catering de Eventos  
  • Maria do Céu Florista
  • Quinta da Telheira Restaurante Gastronómico
  • Confraria do Anho Assado
  • Garrafeira Canavezes Provas de Vinho
  • Osteopata António Massagens
  • Unlock Boutique Hotels – Soft Brand Management

A Quinta de Cabanas fica localizada na Rua de Cabanas, na freguesia de Penha Longa e Paços de Gaiolo, Marco de Canaveses, sobre as margens do Rio Douro. 

quinta de cabanas penhalonga marco de canaveses 59

Foto-galeria