agrupamento serpa pinto cinfaes professores estrangeiros 19 1
Publicidade

O Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, no concelho de Cinfães, recebeu dez professores estrangeiros, entre os dias 23 e 25 de janeiro, durante um evento formativo do projeto Erasmus+ “Skill by Skill up to Success”, que junta a escola cinfanense, coordenadora do projeto, e escolas parceiras do Chipre, Polónia, República Checa e Sérvia.

A iniciativa tem como objetivo máximo “o desenvolvimento de atividades que reforcem as competências sociais, culturais e linguísticas dos alunos das escolas participantes no projeto”. 

Neste evento marcaram presença docentes do agrupamento, bem como professores vindos  de quatro países parceiros no projeto Erasmus+, isto é, Dimotiko Scholeio 23, de Limassol (Chipre), a Základní škola Ostrožská Nová Ves, de Ostrožská (República Checa), a Szkoła Podstawowa im. Leonarda Prystroma w Tołczach, de Tołcze (Polónia) e a Osnovna skola Sveti Sava, de Batocina (Sérvia).

agrupamento serpa pinto cinfaes professores estrangeiros 3

Segundo Pedro Peixoto, coordenador Erasmus no Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, foram desenvolvidas atividades tais como “workshops sobre os temas da empatia e inteligência emocional, bem como da importância das artes no apoio à aprendizagem e ainda sobre o ‘geocaching’, com o objetivo de possibilitar aos professores das cinco escolas deste projeto o contacto com estratégias pedagógicas que possibilitem a elevação dos níveis de motivação e desempenho dos alunos para a aprendizagem”.

Além disso, os professores dos cinco países deram a conhecer “os sistemas educativos de cada um dos países presentes neste projeto Erasmus+, de forma a que da partilha possam ser retiradas ideias inovadoras que levem à melhoria do processo educativo de cada escola”. O evento teve ainda atividades de âmbito cultural, entre elas, a receção nos Paços do Concelho e a visita efetuada ao Vale do Bestança e à aldeia de Marcelim.

agrupamento serpa pinto cinfaes professores estrangeiros 4

Durante a atividade, inserida no projeto Erasmus+, foi possível partilhar momentos de “confraternização” entre a comunidade escolar e visitar o Centro de Apoio à Aprendizagem na área da Multideficiência, localizado no Centro Escolar de S. Cristóvão, que foi alvo de “bastantes elogios na forma como a Educação Inclusiva é desenvolvida no Agrupamento cinfanense”.

Recorde-se que este projeto teve início em setembro de 2023 e que o próximo evento deverá realizar-se no mês de maio na escola da Polónia, contando com a presença de quatro alunos acompanhados por dois professores em representação do Agrupamento de Cinfães.

agrupamento serpa pinto cinfaes professores estrangeiros 5

Foto-galeria