escola alunosFoto: Município de Baião
Publicidade

O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), em colaboração com a CIM do Tâmega e Sousa, pretende realizar várias iniciativas junto da comunidade escolar, no município de Resende.

Assim, a autarquia destaca o Agrupamento de Escolas de Resende como “um importante parceiro na sua dinamização” e realça que pretende “melhorar o sucesso educativo, reduzindo as saídas precoces, combatendo o insucesso escolar e reforçando as medidas promotoras de equidade no acesso à educação básica e secundária

O PIICIE vai centrar-se, sobretudo, em três atividades destinadas a crianças da educação pré-escolar e aos alunos de todos os ciclos de ensino.

Desta forma, o primeiro objetivo é contribuir para “a resolução de questões inerentes aos problemas de linguagem, de comportamento e de orientação escolar e vocacional, através da promoção do desenvolvimento de competências pré-leitoras e leitoras, de competências sociais, emocionais e comportamentais, bem como, da realização de atividades no âmbito da orientação escolar e vocacional, de forma a complementar as atividades já desenvolvidas pelo Agrupamento de Escolas de Resende”, explica o município no site oficial da câmara.

plano integrado e inovador de combate ao insucesso escolar 3

O projeto também pretende “estimular e motivar os alunos para a aprendizagem com o proporcionar do aumento da realização do número de atividades experimentais, em contexto sala de aula”. Para além disso, a atividade tem como objetivo contribuir para “a exploração de conteúdos curriculares assente nos princípios do ensino experimental e da adoção de metodologias ativas de aprendizagem” de forma “a potenciar o desenvolvimento das competências previstas no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória”.

Por último, estas atividades pretendem potenciar a utilização da sala de aula de futuro, de forma a criar um “ambiente inovador de aprendizagem e oportunidades de utilização dos recursos móveis existentes neste espaço”.

O PIICIE_fase 2 de Resende é cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FSE – Fundo Social Europeu.