dia municipal do bombeiro
Publicidade

A Câmara Municipal de Paredes assinalou, na manhã deste domingo, dia 26 de maio, o Dia Municipal do Bombeiro. A cerimónia, que contou com a presença das cinco corporações de bombeiros do concelho (Baltar, Cete, Lordelo, Paredes e Rebordosa), decorreu no novo Centro Cultural de Paredes e iniciou-se com a formatura geral e com a receção aos convidados.

Na sessão solene, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Baltar, afirmou que este foi um dia “de celebração, reconhecimento e reflexão sobre o papel vital que desempenhamos”, garantindo que o chamamento para os bombeiros “exige coragem, sacrifício e dedicação ao próximo”.

O Dia Municipal do Bombeiro serve também para honrar “o trabalho árduo e a dedicação de todos os bombeiros do concelho”, que têm “o objetivo comum de salvar vidas e proteger a comunidade”, deixando ainda um agradecimento ao município por todo o apoio. “Continuemos a trabalhar com a dedicação para garantir a proteção da nossa comunidade”, renovando o “compromisso com a população de Paredes”.

dia municipal do bombeiro paredes 4

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Baltar, José Alberto Sousa, garantiu que este é “um momento de dar relevo ao trabalho e à importância dos nossos bombeiros”, sendo este um “reconhecimento público” pelo “trabalho realizado de forma abnegada e altruísta”.

Para o dirigente “é fundamental” que a tutela “olhe de forma diferente” para os bombeiros, pedindo mais apoios ao Governo e reconhecendo que o presidente do município “tem chamado a si o apoio aos bombeiros. Só temos a agradecer”.

Presente também esteve Carlos Alberto Fernandes, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto e representante da Liga dos Bombeiros de Portugal, que felicitou “todos os bombeiros do concelho”, garantindo que é “com uma grande honra” que marcou presença neste dia. “Este é um momento de apreço e reconhecimento pelo trabalho dos bombeiros”, felicitando “mais uma vez todos os bombeiros, que continuem a ser uma referência de cidadania e serviço comunitário”.

Albano Teixeira, comandante sub-regional do Comando Distrital de Operações e Socorro, tomou a palavra e agradeceu o convite. “É uma grande honra que aqui estou presente”, e felicitou o “presidente da câmara por mais um ano a reconhecer os bombeiros que, com a sua força e dedicação, se dispõem 24 horas por dia, 366 dias por ano, para servir o próximo, sem olhar como, nem a quem”

dia municipal do bombeiro paredes 3

O comandante deixou ainda um reconhecimento à câmara municipal “pelos apoios que tem vindo a dar aos corpos de bombeiros”, que prestam “ao CDOS variadíssimas ajudas em situações de socorro, quando são chamados a intervir”. Deixou ainda uma “palavra aos familiares dos bombeiros que são a retaguarda, que são o conforto para que nada lhes falte”.

Francisco Leal, vereador com o pelouro da Proteção Civil da Câmara Municipal de Paredes, recordou que “todos os anos o município comemora o Dia Municipal dos Bombeiro. Queremos que este seja um dia deles. A missão dos bombeiros merece o maior respeito demonstrado pelo município na forte aposta na modernização das instalações”, referindo que é importante “apoiar a vertente mais humana dos bombeiros. Agradeço a todos aqueles que compõe os órgãos sociais, revelam sentido de responsabilidade social. preocupam-se com as associações e para criar melhores condições para todos os bombeiros.  A todos os bombeiros das associações deixo aqui um abraço fraterno de solidariedade pelo contributo que têm dado a causa humanitária”.

Antes da última intervenção, foi tempo de homenagens às corporações dos bombeiros, tendo sido entregue um voto de louvor a cada uma das corporações.

dia municipal do bombeiro paredes 2

Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes, garantiu que o mais importante é que “durante o ano estejamos ao lado dos bombeiros, que os apoiemos e que façamos que tenham as melhores condições possíveis para desempenhar as tarefas”.

Apesar de “já muito ter sido feito”, o autarca defende que “ainda há muito para fazer”, e tem de ser feito “de forma diferente. Se continuar ao serviço da Câmara Municipal de Paredes, vamos fazê-lo de forma diferente. Estes sete anos o maior investimento individual foi nos bombeiros. Apoiamos de forma muito significativa e temos vindo, ano após ano, a aumentar o subsídio que temos atribuído aos bombeiros”.

Contudo, o presidente defende que tem de ser dado “outro passo. Preocupa-me a sustentabilidade dos bombeiros de Paredes. É necessário criar uma rede robusta de proteção civil. Não ficarei satisfeito com o meu trabalho se não for criada uma verdadeira rede robusta de proteção civil em Paredes. Vamos apoiar todos os investimentos e, se calhar, de uma forma mais forte do que foi feito até hoje, mas vamos fazer de uma forma mais racional. Vou exigir, mantendo a autonomia dos bombeiros, que seja apresentado o plano para quatro anos”.

dia municipal do bombeiro paredes 1

Alexandre Almeida garante que “todos são bombeiros de Paredes, todos são bombeiros de Portugal.  O que quero para o próximo mandato é que, quando formos chamados a uma intervenção, onde quer que seja, nós sejamos um exemplo de bombeiros com os melhores equipamentos possíveis. O investimento tem de ser feito de uma forma organizada e priorizada. Contem com o apoio, cada vez maior, do município, mas uma mudança de paradigma”.