odete torralvo marco 1
Publicidade

Odete Torralvo vive desde pequena com a ambição de se tornar cantora e vencer no mundo da música. Este ano ficou mais perto de alcançar o seu desejo, após ter lançado o primeiro CD: “Um Sonho”.

Cresceu no mundo do circo, mas a ambição de ser cantora nunca a abandonou. Em conversa com o Jornal A VERDADE, partilha que a madrinha, tia e prima foram algumas das “suas fontes de inspiração”, porque vi-as a cantar no circo e “gostava”. Mais tarde, o pai de Odete apoiou-a e deu-lhe a possibilidade de cantar dois temas nos espetáculos de circo, dizendo que a filha tinha “nascido para cantar fado”.

odete torralvo marco 4

Quando fala no seu pai refere-o como “a pessoa mais importante e que a apoiou sempre”. No entanto, o sonho foi se “perdendo”, porque dedicava a vida ao circo. Há 13 anos a vontade de ser cantora “voltou a ganhar força”, a partir do momento em que ingressou em várias bandas musicais e que lhe proporcionou, a longo prazo, o desejo de levar uma carreira a solo.

Em 2023, a artista lançou o seu primeiro CD que terá apresentação oficial este domingo, dia 5 de março, na Casa do Povo de Vila Boa do Bispo, em Marco de Canaveses, pelas 15h00. Sob o nome “Odete Torralvo – Um Sonho”, explica que este nome vem ao encontro do “sonho da sua vida” que é cantar e que está agora concentrado num “quadrado” composto por 15 repertórios, três originais e 12 covers.

odete torralvo marco 3

O local de escolha para lançar o seu “sonho” foi propositado. Apesar de ter nascido em Matosinhos, escolheu Vila Boa do Bispo para viver e foi nesta vila que viu a sua família e carreira crescer. “Foi a terra que me acolheu”, diz.

Foi também em Marco de Canaveses que Odete Torralvo decidiu prosseguir os estudos, já que tinha somente o 4.º ano porque “no meu tempo era difícil continuar a estudar”. Ao mesmo tempo que ingressou em bandas musicais e, a partir daí, “não parei na música”.

odete torralvo marco 5

Outro momento chave na vida da artista foi a entrada no programa “Nasci para Cantar”, de Alexandre Faria, que a levou a vencer o concurso em janeiro de 2021, mais tarde, tornou-se no seu “braço direito” e foi um dos impulsionadores do primeiro CD de Odete Torralvo.

Desde o fado até à música brasileira, passando pela música popular portuguesa e pelo ritmo espanhol confessa que “gosta de música variada” e, por isso, acredita que vai chegar “a várias gerações”.

odete torralvo marco 6

A apresentação na Casa de Vila Boa do Bispo vai contar com nomes como Alexandre Faria, João Claro e Benvinda Costa, Fátima Sűnbűl, e a escritora Palmira Oliveira, assim, acredita que “vai ser um dia em grande e muito importante na terra onde o sonho fluiu”.

Neste momento “está só para a música” e ambiciona gravar um novo CD, desta vez, apenas com temas originais. Ao mesmo tempo espera que “as pessoas gostem e que consiga vencer no mundo da música porque, efetivamente, é o que eu gosto de fazer”.

Terminando por deixar um agradecimento “especial à junta de freguesia, casa do povo e ao comércio local” que a apoiaram desde o início.

odete torralvo marco 1