ponte entre os rios
Publicidade

No próximo sábado, 4 de março, completam-se 22 anos da queda da Ponte Hintze Ribeiro, em Entre-os Rios, um acontecimento que vitimou 59 pessoas.

A Associação de Familiares das Vitimas da Tragédia de Entre-os-Rios, em parceria com o município, assinala a data com um programa que contempla também, uma cerimónia de homenagem e apresentação do livro “ J. Pinto da Costa, o médico, o professor, o comunicador “, da autoria de La Salete Alves, que terá lugar, a partir das 14h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.

A cerimónia contará com a presença do presidente da autarquia, José Rocha, e responsáveis da AFVTER. 

ponte paiva

Pelas 17h00 haverá uma missa na Igreja Paroquial de S. Martinho de Sardoura, em Castelo de Paiva, com a bênção de 59 flores, seguido de colocação de coroa de flores no cemitério local.

Depois, pelas 18h00, em Santa Maria de Sardoura, junto da antiga Ponte Hintze Ribeiro e ao Monumento ‘Anjo de Portugal’, escultura dourada de grande envergadura, localizada por baixo do memorial que perpetua o nome das vítimas deste fatídico acontecimento em Castelo de Paiva, haverá uma nova cerimónia de homenagem, com o lançamento de 59 flores ao Rio Douro, que será realizada desde o tabuleiro da Ponte Hintze Ribeiro.

Na noite de 4 de Março de 2001, o tabuleiro da ponte centenária Hintze Ribeiro ruiu, vitimando 53 passageiros de um autocarro, e seis pessoas que seguiam em três automóveis, não havendo sobreviventes da tragédia. O grupo regressava a casa, de autocarro, de uma excursão a Trás-dos-Montes, às Amendoeiras em Flor.