mural no centro hospitalar de v. n. de gaia e espinho destaque
Publicidade

Foto do processo. A obra estará completa no dia da inauguração

Esta terça-feira, dia 10 de outubro, comemora-se o Dia Internacional de Saúde Mental, uma data assinalada no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho (CHVNGE) com o mural “Guel Do It”. Com cerca de 50 metros quadrados, o mural é pintado na fachada do edifício do serviço de psiquiatria, com o objetivo de “humanizar o discurso à volta da saúde mental, promovendo uma compreensão mais profunda e empática”, pode ler-se no comunicado.

No Dia Internacional da Saúde Mental, o artista Guel Do It, como forma de alertar para o tema, oferece uma obra de arte ao CHVNGE que se vai materializar num mural na fachada do edifício do serviço de psiquiatria. O mural serve para “contribuir com algo mais enriquecedor tanto para o hospital, como para mim, como para quem passe por lá”, conta Guel. “Dessa forma, resolvi propor a oferta de uma obra que refletisse sobre o tema com uma dimensão considerável no edifício do Serviço de Psiquiatria“, acrescenta.

mural no centro hospitalar de v. n. de gaia e espinho 1

Com cinco dias de produção, a obra “reflete sobre o processo da doença, alertando para a preocupação pelo próximo, afastando-se das metáforas letais do medo que são criadas em torno das doenças mentais”, explica Miguel Mazeda. O artista reforça que “a ideia não é refletir sobre o processo numa perspetiva quantitativa enquanto duração desse momento de doença, mas sim qualitativa, na medida em que esta tem um caminho que é traçado para um sítio melhor“.

A inauguração terá a presença do Conselho de Administração do CHVNGE e dos presidentes de Câmara de Vila Nova de Gaia e Espinho. Após a inauguração, o CHVNGE promove várias iniciativas, como o Autocarro da Saúde Mental, uma sessão de poesia no Jardim do Morro e até um concerto no Auditório Municipal de Gaia.

Miguel Mazeda, artista visual, iniciou a sua ligação à arte em 2011, interagindo com o ambiente urbano sob o nome de Guel Do It. É natural de Vila Nova de Gaia, e reúne um portfólio com trabalhos para marcas nacionais e internacionais de renome, como Adidas, BMW, H&M, entre outras. Além disso, realizou intervenções artísticas em espaços públicos e participou em festivais internacionais. Em 2020, foi o artista responsável pelo mural de homenagem aos profissionais de saúde no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, num dos períodos mais difíceis dos últimos anos. Em 2022, a convite do Vitória Sport Clube, criou um mural em homenagem a Neno no Estádio D. Afonso Henriques, no dia em que o ex-jogador teria completado 60 anos. Com início em 2021, continuação em 2022 e conclusão em 2023, a convite da Liga Portugal, pintou um mural em Leiria para marcar cada ano da edição Final Four da Allianz Cup. É referenciado por várias publicações como um dos maiores talentos portugueses com menos de 30 anos, sendo responsável por alguns dos murais mais mediáticos em Portugal.