novo projeto 2023 07 20t172626.083
Publicidade

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses assinou, na manhã desta quinta-feira, dia 20 de julho, um protocolo de colaboração com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) para a abertura do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) de Gerontologia em Marco de Canaveses. Este protocolo prevê ainda outras ofertas formativas.

Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, afirmou que a autarquia está “confiante neste protocolo”, deixando um agradecimento à UTAD pela “confiança no município do Marco de Canaveses. Com a assinatura deste protocolo, trazemos a universidade até ao Marco. Temos uma parceria muito importante neste início de formação, que é a Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses (SCMMC). Hoje, demos o primeiro passo para aquilo que é uma estratégia de formação e de conhecimento técnico especializado para o território, através de uma universidade que é altamente prestigiada nacional e internacionalmente, como é a UTAD”.

utad marco 3

A presidente deu nota de que a autarquia tem tratado, não só com a UTAD, mas também com o Instituto Politécnico do Porto, “para poder trazer o ensino universitário e especializado até ao nosso território. A aquisição do imóvel da Fábrica de Electromoagem tem esse desígnio. Nesse projeto vamos contemplar instalações próprias para a área da formação especializada.  É um projeto que começa hoje, temos instalações próprias que vamos disponibilizar, não são nossas mas que arrendamos, para a UTAD poder desenvolver a sua formação teórica, mas o objetivo é começarmos agora, para que, quando a fábrica estiver recuperada e requalificada como queremos, se possam disponibilizar instalações para que a UTAD se fixe no território”.

Cristina Vieira referiu ainda que a UTAD “reconhece a importância estratégica do concelho de Marco de Canaveses na região e por isso é que também quiseram vir ao nosso encontro”

utad marco

Relativamente ao curso de Gerontologia, a presidente afirmou que o envelhecimento é “uma preocupação. Sabemos que cada vez mais as pessoas têm uma esperança média de vida maior, mas também é importante que a comunidade perceba que hoje temos mais capacidade de tomarmos conta dos nossos idosos e de lhes proporcionar melhor qualidade de vida. A área da Gerontologia é uma área que já não é nova, mas que está evoluir e a SCMMC é uma instituição de referência no Marco de Canaveses- E por isso, a formação prática, em contexto de trabalho vai ser muito importante, não só para a Santa Casa, mas eventualmente para as outras IPSS’s do concelho, onde estes formandos podem desenvolver a sua atividade prática”, finalizando que é “um momento histórico” para o concelho.

Presente também esteve o reitor da UTAD, Emídio Gomes, que referiu que este protocolo “formaliza a presença da UTAD no território do Tâmega e Sousa e é uma formalização sem retorno. A partir daqui a presença da UTAD neste território será cada vez mais forte”.

O reitor referiu que o instituto superior iniciou “pelo óbvio” com a formação em Gerontologia, com uma “parceria com a câmara municipal e com a SCMMC, que é uma grande infraestrutura aqui presente e que já existe em Marco de Canaveses. Ou seja, o que é importante é perceber que hoje o ensino superior é algo dinâmico, não é estático, é algo cada vez mais multifacetado e que esta parceria, que em boa hora nós celebramos aqui com muito agrado, é uma nova forma de estar da UTAD, com uma abertura muito mais forte e uma presença efetiva nos territórios que estão à volta da nossa universidade. Mas queremos ir mais longe. Ainda este ano, queremos lançar uma primeira formação não conferente de grau, mas que seja creditada, na área das competências digitais”.

utad marco 4

Por sua vez, Maria Amélia Ferreira, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses, afirmou que a instituição que representa “tem o papel fundamental que é a disponibilização de espaço e de conhecimento, não só na parte teórica, mas fundamentalmente na parte prática. Desde há 10 anos que trabalhamos em envelhecimento, dentro do concelho somos a instituição que mais conhecimento tem, prático e teórico, e que vamos colocar isso ao serviço da formação de técnicos que vão ser fundamentais para o futuro de todos nós”.

De acordo com a provedora, “todos vamos precisar de quem cuide de nós daqui por uns anos e o envelhecimento, nomeadamente em Marco de Canaveses, é muito relevante. Por isso, ter esta possibilidade de contribuir para um cuidar mais conhecedor e mais humanizado é fundamental. A SCMMC tem essa disponibilidade e, portanto, é com muito gosto e muito sentido de responsabilidade que partilhamos esta atribuição, na medida em que o ensino é que cria as pontes de conhecimento e é que cria o futuro das autarquias e dos territórios. Estamos muito contentes com isto e com esta parceria que vai ser executada com um know-how que a Santa Casa já tem. Vamos promover aquilo que já fazemos bem ao serviço da nossa comunidade”.

Com 25 vagas disponíveis e um corpo docente especializado, o CTeSP vai “proporcionar uma formação sólida, abrangente e com uma forte componente prática”, foi referido. As candidaturas são exclusivamente online e decorrem de 19 de julho a 25 de agosto.

Esta é uma formação profissional pós-12°ano, que possibilita ainda a conclusão de licenciatura na área. As aulas teóricas irão decorrer nas salas da Academia Begin MarcoInvest e as aulas práticas no Hospital Rainha Santa Isabel, ambos localizados no centro da cidade do Marco de Canaveses.

A Pós-Graduação na área das competências digitais e inteligência artificial será aberta nos próximos meses e terá como objetivo capacitar técnicos superiores para enfrentar os desafios futuros relacionados com o domínio tecnológico, que está a revolucionar diversos setores da sociedade e do mercado de trabalho.