172 anos fundacao marco canaveses
Publicidade

O Município do Marco de Canaveses celebrou este sábado, dia 6 de abril, os 172 anos da fundação do concelho com o hastear das bandeiras, no paços do concelho, a homenagem ao fundador do concelho, Adriano José de Carvalho e Melo, no jardim municipal, e a homenagem aos trabalhadores do município aposentados, que decorreu no Emergente Centro Cultural. 

Recorde-se que a data da fundação do concelho do Marco de Canaveses assinala-se a 31 de março, mas devido às celebrações pascais o evento foi adiado para o fim de semana seguinte.

172 anos fundacao marco canaveses 17

A presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, referiu que “é sempre louvável o facto da autarquia assinalar aquele que é o aniversário da fundação do concelho e os seus fundadores, porque só relembrando e compreendendo a história é que podemos chegar aqui”.

O assinalar dos 172 anos foi comemorado com a entregue de distinções a 79 colaboradores da autarquia que se foram aposentando desde 2017, altura em que Cristina Vieira assumiu o cargo de presidente da autarquia. “Hoje foi o dia de fazermos um reconhecimento a todos aqueles que contribuiram com o seu trabalho, fosse ele o trabalho dos colaboradores da câmara municipal ou daqueles que estiveram à frente dos destinos da câmara municipal e dos órgãos políticos”.

172 anos fundacao marco canaveses 1

Cristina Vieira congratulou todos os homenageados, destacando que “estar ao serviço da câmara municipal é estar ao serviço do concelho e dos marcoenses. É um dia importante pelo reconhecimento, mas também por poderem estar perto daqueles que foram os seus familiares dentro da câmara municipal”.

Para terminar, a autarca deixou uma mensagem de “confiança e esperança” a todos os marcoenses: “foram 172 anos de muitas conquistas. Todos aqueles que me antecederam fizeram o seu melhor, mas fruto do trabalho do executivo da câmara municipal e de todos aqueles que assumem funções políticas, a quem agradeço o contributo, o concelho encontra-se melhor. Estes últimos anos têm sido de grande desenvolvimento para o concelho e estamos a fazer parte de uma história positiva, em que vamos deixar um grande legado para as gerações vindouras”.

172 anos fundacao marco canaveses 6

O presidente da assembleia municipal, Jorge Vieira, referiu que “há personagens da história que nós dizemos que fazem a diferença, mas o mérito de cada um de nós é muito relativo. O mérito está nas pessoas e circunstâncias. Sou do Marco de Canaveses, com um profundo gosto, e sei que tenho de preservar na memória aqueles que estão na origem da formação do meu concelho. Agradeço profundamente e faço votos para que todas as pessoas que têm responsabilidades para mudar a sociedade que lutem para melhorar a qualidade de vida de cada cidadão”. 

As medalhadas foram atribuídas em três categorias distintas: classe bronze até dez anos de serviço; classe de prata até 25 anos; classe de ouro para mais de 25 anos. Para além disso, os trabalhadores aposentados que já tinham recebido medalha de ouro foram, mais uma vez, convidados para a cerimónia e congratulados.  

172 anos fundacao marco canaveses 16

Categoria prata 

  • Adriano Soares; Arnaldo de Freitas Monteiro; Casimiro Pereira da Silva; Iola Alexandra Carvalho de Faria; Manuel Pereira Teixeira; Maria Albertina Moreira de Lima; Maria do Carmo Silva Queirós Monteiro; Maria Luísa Madureira de Sousa; Maria Luísa Nascimento Leite; Maria Madalena Bessa Ferraz; Maria Margarida Rodrigues da Costa; Olinda Fernandes Vieira Pessoa 

Categoria Ouro

  • Celestino Ribeiro; Fernando Manuel Ribeiro Soares; Gaspar Gomes Vieira Bouça; João Teixeira Machado; José Ribeiro Pinheiro (última fotografia); José Rodrigo Barbosa da Silva; Maria Lúcia de Jesus Teixeira Carvalho; Marinho Vieira; Miguel de Azevedo Monteiro; Rita da Conceição Lopes Monteiro (penúltima fotografia); Rodrigo de Oliveira Moreira; Torcato Luís Dias Pinto; Vicente Pinto Tomé

Homenageados

  • Afonso Moreira de Barros; António Fernando Couto; António Magalhães Pinto; António Pereira Alves; António Pereira Pinto; Eduardo Fernando Barbosa Moreira dos Reis; Eduardo Monteiro Monteiro Ferraz; Francisco Moreira de Matos; Joaquim Armindo Vieira Pinto; Joaquim de Sousa Teixeira Carneiro; Joaquim Mateus Vieira; José Pinto Baião; Manuel Pereira; Maria Lurdes Pinto Mendes; Ilídio António Miranda Pinto