baiao desfribilhadores 2024
Publicidade

O pelouro do Associativismo e Desporto, da Câmara Municipal de Baião, ofereceu quatro desfibrilhadores a coletividades do concelho. A oferta decorreu no dia 6 de abril, na Biblioteca Municipal António Mota, no âmbito do Dia Mundial da Atividade Física e Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz.

De acordo com nota enviada pela autarquia, os equipamentos foram disponibilizados aos clubes com atividade desportiva frequente nas instalações, sendo elas a Associação Desportiva de Ancede, a Associação Desportiva de Baião, a Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Gestaçô e a Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro.

A ação contempla, ainda, a frequência de sete horas de formação para seis elementos identificados por cada associação, uma vez que o manuseamento só pode ser feito por cidadãos capacitados e certificados.

O município de Baião esclarece que a Associação Cultura e Recreativa do Gôve terá também a oportunidade de receber a mesma formação, uma vez que os locais que utiliza para a prática estão equipados com o referido equipamento.

Para além destas, em simultâneo, foi também adquirido mais um desfibrilhador para equipar o Centro de Cyclin’ e o Centro Hípico, garantindo assim, o alargamento do programa nas infraestruturas de gestão municipal.

A autarquia recorda que, recentemente foram feitas sessões de ‘reciclagem’ com os colaboradores afetos às Infraestruturas.

No âmbito da adesão ao Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (PNDAE), a implementação do PDAE em Baião, iniciou-se em 2020/2021 quando o município decidiu equipar com Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE), as infraestruturas onde é desenvolvida pratica desportiva regular, mais concretamente a Piscina Municipal Coberta, o Pavilhão Multiusos, o Pavilhão Desportivo de Santa Marinha do Zêzere, o Pavilhão Desportivo do Agrupamento de Escolas de Eiriz e o Pavilhão Desportivo do Agrupamento de Escolas do Vale do Ovil.

Filipe Fonseca, vereador com o pelouro do Associativismo e Desporto e com a tutela da Proteção Civil, referiu que “este executivo, através da interligação entre os pelouros do Associativismo e da Proteção Civil, fortaleceu a segurança nas instalações desportivas ao oferecer estes equipamentos e fornecer formação aos colaboradores. Esta medida reflete o compromisso com a saúde e a prevenção de emergências médicas durante a prática desportiva, tendo como prioridade a segurança e bem-estar dos cidadãos”, pode ler-se no comunicado.