protecao civil marco simulacro santa casa da misericordia lar 1
Publicidade

O município de Marco de Canaveses encontra-se a assinalar o Mês da Proteção Civil com várias iniciativas. A primeira teve lugar esta quarta-feira, dia 1 de março, no Dia Internacional da Proteção Civil, e consistiu num exercício de capacitação, isto é, um simulacro, no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses.

A partir das 14h00, teve início o simulacro numa das “estruturas mais sensíveis” do concelho pela “dimensão em si, centralidade e número de utentes”, explicou Bruno Monteiro, coordenador do Serviço Municipal da Proteção Civil de Marco de Canaveses.

protecao civil marco simulacro santa casa da misericordia lar 1
Foto: Jornal A VERDADE

Estes motivos fez com que parecesse “muito relevante” desenvolver o simulacro nesta instituição caracterizada por ter muitos utentes “com pouca mobilidade” o que “acarreta mais dificuldades para os agentes de intervenção”.

Desta forma, o exercício de capacitação “não estava combinado” para que fosse garantida “uma resposta efetiva”, tendo em conta “a magnitude daquilo que pode vir a acontecer” e o número de agentes envolvidos no processo de socorro.

protecao civil marco simulacro santa casa da misericordia lar 5
Foto: Jornal A VERDADE

Maria Amélia Ferreira, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses, explicou que “foi simulada a explosão de uma botija de oxigénio que é frequente ser utilizada pelos utentes”. Neste sentido, considera ser “uma intervenção da maior importância na proteção da vida das pessoas”, acreditando que “atuar bem pode salvar vidas e salva seguramente”.

Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, referiu em declarações ao Jornal A VERDADE que a escolha desta instituição para o simulacro deve-se “ao número de utentes em regime interno”, considerando a logístico como “muito complicada caso aconteça alguma infelicidade”. Garantindo que “é necessários preparar os meios logísticos quer da própria instituição quer também dos parceiros, nomeadamente, Bombeiros, Proteção Civil, os próprios serviços da câmara municipal da ação social e todos aqueles que seriam chamados a vir participar nesta ação de socorro”.

protecao civil marco simulacro santa casa da misericordia lar 4
Foto: Jornal A VERDADE

Acrescentando que o principal objetivo da iniciativa é “perceber se tudo está dentro daquilo que é expectável e, se não está, para pudermos corrigir para quando isto acontecer, espero que não aconteça, estejamos preparados”. Destacando que a dificuldade seria acrescida caso a situação ocorre-se de noite já “que os condicionamentos serão certamente muito piores”.

Terminando por explicar que o papel da Proteção Civil consiste “em agilizar meios e, no fundo, testar esses meios para perceber se eles estão operacionais ou não”. Esta iniciativa foi realizada pelo município em conjunto com a Santa Casa da Misericórdia, os Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses, a GNR, o Comando Sub-Regional da Proteção Civil e dos Serviços do Município (PM e DASESDE).

protecao civil marco simulacro santa casa da misericordia lar 3
Foto: Jornal A VERDADE

Sessão de esclarecimento EPAMAC e Sessão sobre Cibersegurança

Esta sexta-feira, dia 3 de março, terá lugar uma sessão de esclarecimento na EPAMAC – Rosém, em conjunto com a Polícia Judiciária. Na parte da tarde irá decorrer no Emergente Centro Cultural uma sessão sobre Cibersegurança que terá presente o coordenador do SMPC do Marco de Canaveses, Bruno Monteiro, e a presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Cristina Vieira, entre outras entidades.

Assim, o coordenador explica que esta sessão é destinada às escolas porque “temos um projeto implementado no sistema escolar que é o Projeto de Cidadania e Educação para os Riscos e Autoproteção. Além das formações que vamos dando, também recebemos da escolas as matérias que acham que são mais relevantes. Neste caso, Cibersegurança em contexto escolar foi uma das que nos apresentaram como importante”.

protecao civil marco simulacro santa casa da misericordia lar 10
Foto: Jornal A VERDADE

Entrega de certificados do Curso de Suporte Básico de Vida aos alunos do concelho

Na segunda-feira, dia 6 de março, o Emergente Centro Cultural irá, ainda, receber a sessão de entrega de certificados do Curso de Suporte Básico de Vida aos alunos de estabelecimentos de ensino do concelho. Este momento irá contar com a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

A este propósito, Bruno Monteiro afirmou que o objetivo “é chegar a todos os alunos” de forma a adquirirem capacidades de suporte básico de vida. Esta iniciativa é organizada pela autarquia em conjunto com CFAE Marco Cinfães e o ACES Tâmega I.

O programa do Mês da Proteção Civil é promovido pelo Serviço Municipal de Proteção Civil em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses, GNR, Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil, Polícia Municipal, EPAMAC, Polícia Judiciária, Universidade do Minho, CFAE Marco-Cinfães e ACES Tâmega I – Baixo Tâmega.

protecao civil marco simulacro santa casa da misericordia lar 2
Foto: Jornal A VERDADE