dormir
Publicidade

Segundo estudos, é aconselhável que tenhamos uma noite de sono entre 7 e 9 horas. Apesar de termos cada vez menos tempo para dormir, seja devido ao trabalho, obrigações sociais, preocupações ou necessidade de dedicarmos mais tempo a nós e aos familiares, devemos garantir uma noite com qualidade de sono. 

O descanso é também fundamental para evitarmos ansiedade, irritabilidade e até lentidão na execução das tarefas do dia a dia. Conheça assim o que não deve fazer durante o seu dia. 

Fazer sestas prolongadas

Diariamente podemos e até devemos realizar uma sesta de 30 minutos para melhorar a função cerebral durante o dia. No entanto, se ultrapassar esse tempo a qualidade de sono pode ser afetada durante a noite. 

Beber cafeína ou bebidas alcoólicas

Nas últimas horas antes de dormir deve evitar ao máximo consumir álcool e cafeína. No que toca às bebidas alcoólicas elas podem ser as causadoras de apneia do sono, fazer as pessoas ressonar, causar padrões irregulares de sono, alterar a produção de melatonina e interferir o ritmo circadiano do corpo.

Por outro lado, a cafeína presente no café, bebidas energéticas e refrigerantes são caracterizadas por fornecer energia ao corpo e, por isso, devem ser evitadas durante a noite, momento em que deve relaxar e descansar. 

Assim, estas bebidas devem ser evitadas pelo menos 6 horas antes de ir dormir. 

Não realizar exercício físico durante o dia 

Exercício físico não contribui apenas para a sua saúde física e mental, mas também para a sua qualidade de sono, já que o corpo fica cansado e é mais fácil e rápido adormecer. 

Não adormecer ou acordar às mesmas horas

Para garantir e aumentar a probabilidade de ter uma noite com qualidade, deve deitar-se e acordar no mesmo horário, até porque o ritmo circadiano do nosso corpo funciona em ciclo de acordo com o nascer e o pôr do sol. 

Qualquer tipo de ecrãs

Qualquer dispositivo tecnológico, por exemplo, computador, tablet, telemóvel ou televisão interfere na qualidade do sono porque os ecrãs destes dispositivos produzem luzes azuis que é a parte do espetro de luz mais ativa durante o sono e fazem com que o nosso cérebro suprima a quantidade de melatonina que deveria produzir.