miguel esteves cardoso outubro penafiel 2023
Publicidade

Miguel Esteves Cardoso é o autor homenageado na edição deste ano do Festival Literário – Escritaria, do concelho de Penafiel, que começou no dia 23 e decorre até ao próximo domingo, 29 de outubro.

Na chegada ao concelho, o escritor foi recebido com uma encenação de um grupo de teatro, dando início à cerimónia do descerramento da escultura de Miguel Esteves Cardoso, de Ricardo Crista, e da instalação da Frase Escritaria 2023, que decorreu na manhã desta sexta-feira, 27 de outubro, na Praça do Ponto C.

Na 16.ª edição da iniciativa, Miguel Esteves Cardoso mostrou-se “honrado” pela homenagem prestada pelo município, numa cidade “tão bonita. Fiquei deslumbrado. Isto dá-me força para acreditar em mim mesmo e escrever mais coisas”, começou por dizer. As palavras dirigidas continuaram e o escritor deixou a garantia de que vai “escrever sobre Penafiel. Vou dizer que ideia de Penafiel não corresponde nada ao que ouvi dizer. É muito mais bonito do que as pessoas dizem. Fez me lembrar Oxford, é um sítio pequeno e ótimo para pensar. Penafiel inspira. Passamos por casas que parecem romances à espera de ser escritas. Ajuda muito ver as coisas pela primeira vez e não se pode desperdiçar isso”, afirmou em declarações aos jornalistas.

miguel esteves cardoso penafiel 2023 5

A passagem pelo concelho vai continuar no fim de semana e Miguel Esteves Cardoso não tem dúvidas de que se vai “lembrar sempre” desta homenagem. “Para mim este é um momento que vai ficar para sempre”.

No final da cerimónia, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, e vereadores, Miguel Esteves Cardoso conheceu algumas das ruas mais emblemáticas da cidade, continuando a partilhar a admiração por Penafiel. “É gratificante ter essa reação por parte do nosso homenageado. Fazemos tudo com gosto e carinho e obviamente que ficamos satisfeitos quando a reação é positiva. O Miguel Esteves Cardoso é uma grande personalidade da nossa vida literária e a par disso é uma pessoa que tem uma história de vida notável e que inspirou várias gerações”, referiu Antonino de Sousa.

miguel esteves cardoso penafiel 2023 3

O autarca deixou vários elogios ao escritor e destacou uma iniciativa que “não é apenas um festival literário da cidade de Penafiel, do país, é de facto do mundo que fala português. Aliás temos a convite do ministro da cultura de Cabo Verde o desafio de levar o Escritaria à cidade de Germano de Almeida (Boa Vista), autor homenageado há duas edições. Queremos levar grandes nomes da literatura portuguesa e Penafiel aos vários continentes”, frisou.

O Escritaria conta com a envolvência de toda a comunidade, uma dimensão que Antonino de Sousa considera “importante. Temos trabalhos expostos, arte de rua feita por escolas do concelhos, mas também por centros de dia”, revelou.

miguel esteves cardoso penafiel 2023 2

O Festival Literário termina no domingo, 29 de outubro, com a “A noite da má língua”, com Rui Zink, Rita Blanco e Manuel Serrão e moderação de Júlia Pinheiro. Este será um “momento muito especial porque é um programa de época, de um tempo em que não existiam canais de informação, tantos programas de crítica e sátira. Há uma geração que está expectante para ver o que vai acontecer no próximo domingo na recriação”, disse ainda Antonino de Sousa.

Programa completo:

escritaria 2023