mario fonseca
Publicidade

Promover a investigação científica na área das ciências da saúde é o principal objetivo do “Prémio Dr. Mário Fonseca” criado pela Câmara Municipal de Lousada, em homenagem ao médico lousadense, reconhecido como “Médico do Povo”.

A distinção académica é direcionada para Investigadores Júnior (com doutoramento há menos de dez anos). O período de candidaturas entre o dia 1 e 30 de junho e o vencedor é conhecido em setembro.

O valor base do prémio é de vinte mil euros, financiado, de igual forma, pelo município de Lousada e pela empresa Soma Coordenadas. Está previsto no regulamento a possibilidade de reforço com a participação de entidades públicas e privadas que se queiram associar.

O município de Lousada criou um prémio académico na área da saúde com o objetivo de “estimular a investigação científica, cientes dos benefícios e do impacto que estes estudos conseguem ter na população e, em primeira análise, em todos os lousadenses”, pode ler-se na publicação.

premio dr. mario fonseca

O Prémio Dr. Mário Fonseca tem como embaixador o professor Sobrinho Simões e como presidente do Júri, a investigadora lousadense, Flávia Sousa. Como entidades académicas parceiras aderiram a esta iniciativa, e fazem parte do júri, o Instituto de Biomedicina (iBiMED) – Universidade de Aveiro, Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3s) – Universidade do Porto, Instituto de Medicina Molecular (IMM) – Universidade de Lisboa, Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO-Porto), Instituto Universitário de Ciências da Saúde (CESPU), LYRIS, Advanced Science School e a Ordem dos Médicos.

“Assim, o município de Lousada torna-se na primeira autarquia do país a criar e financiar um prémio de investigação na área das ciências da saúde”.

Mário Fonseca (1954-2012) dedicou toda a vida à medicina e ao apoio clínico dos mais desfavorecidos. Para além de médico, destacou-se por ter sido presidente da Assembleia Municipal de Lousada (1989-2012), presidente da Assembleia Geral e da Direção da Associação Desportiva de Lousada, presidente da Assembleia Geral da Associação de Cultura Musical de Lousada, presidente do Conselho Fiscal da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, professor no Colégio Eça de Queirós e diretor do Jornal Terras do Vale do Sousa. Faleceu em 2012 vítima de doença oncológica.

Para informações adicionais deve consultar o site da autarquia.