medica sara vieira unidade saude familiar bem viver marco canaveses gripe
Publicidade

A gripe A é uma doença provocada pelo vírus influenza A. Os subtipos de vírus influenza A são o H1N1 e H3N2.

A coordenadora da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Bem Viver, Sara Vieira, deixou algumas recomendações e alertas para a época de maior frio, começando por distinguir a sintomatologia nas constipações e gripes.

Constipações:

  • Obstrução nasal
  • Rinorreia, chamado pingo no nariz
  • Dores de cabeça 
  • Nariz entupido
  • Dores de garganta 
  • Náuseas e vómitos 

Gripe:

  • Febres altas
  • Dores no corpo
  • Tremores
  • Falta de apetite
  • Náuseas e vómitos 
  • Ficamos mais caídos e com dores no corpo

Perante as constipações e gripes, Sara Vieira afirma que o primeiro passo é “a vacinação. Deve ser feita todos os anos, principalmente, às pessoas de risco, mais velhas e com outras patologias graves que possam comprometer o sistema imunitário”.

Relativamente à gripe, a coordenadora explica que o “o vírus da gripe gosta do frio, ele é mais ubíquo quando as temperaturas são mais baixas. No entanto, devemos ter cuidado em certas situações como, por exemplo, se estivermos enfiados num determinado local e não fizermos o arejamento correto da sala, isso é mais perigoso, porque o vírus está ali dentro e é mais fácil apanhar o vírus da gripe e, eventualmente, até uma sobre infeção bacteriana, uma pneumonia ou algo do género. Apesar de termos de nos abrigar contra o frio, devemos fazer um arejamento adequado dos espaços”, explicou.

Máscara pode ser uma “boa ferramenta”

De forma a evitar a transmissão nesta época, em que a gripe A tem tido um crescimento acentuado, Sara Vieira refere que “é importante quando tivermos sintomas respiratórios usar a máscara. Continua a ser uma boa ferramenta, sobretudo, nas pessoas de maior risco”.

Uma medida que tem sido adotada na USF de Bem Viver. “As pessoas aderem à máscara no centro de saúde e perceberam a importância da máscara. Nós oferecemos e as pessoas compreendem e não têm nenhuma resistência, por vezes, de forma autónoma, já vêm com a máscara”.  

Se as pessoas forem saudáveis, é recomendado a uso de “benuron, ingestão de fluídos, boa alimentação e descanso. Aconselho às pessoas saudáveis a não irem ao centro de saúde porque à partida não têm nenhum fator de risco para uma doença mais grave, qualquer coisa que possam precisar em termos práticos, por exemplo, um atestado, já o podem fazer através do SNS 24”.

Em qualquer caso, o vírus demora “sete dias a passar” e, por isso, apenas em caso de “falta de ar, febre demasiada alta e que não cede, dores no peito, vómitos que não param ou, no caso dos idosos, alterações no comportamento, é que as pessoas se devem dirigir ao hospital, mas só nesses casos”, destacou.  

Em termos de recomendações, Sara Vieira destaca “a distância quando falamos com alguém, o tossir para os cotovelos e levar as mãos com frequências”.

Para mais informações sobre a gripe A.

Caso os sintomas se agravem, ligue primeiro SNS 24 (808 24 24 24) antes de se dirigir às urgências. Em alternativa deverá também optar pelas Unidades de Saúde Familiar (USF). 

Cuidados a ter com a gripe A

gripe a 1
gripe a 2
gripe a 3
gripe a 4