obras fidalgo marcoFoto: Rota do Românico
Publicidade

As Obras do Fidalgo, em Vila Boa de Quires e Maureles, no concelho de Marco de Canaveses, acolhe uma nova edição do Mercado da Nossa Terra, desta vez com uma edição especial emigrantes. O evento acontece no dia 20 de agosto e tem início marcado para as 10h30 e as “surpresas não vão faltar”.

Fátima Oliveira, representante dos expositores permanentes neste mercado, afirmou que a ideia foi apresentada ao presidente da junta de freguesia, Fernando Monteiro, pelos expositores permanentes no mercado. “Este mercado foi pensado como uma forma de acolher os nossos emigrantes que, ao longo de dois anos de pandemia, se viram privados de poderem estar com as suas famílias e amigos. Agora, que começamos a voltar à normalidade, surgiu a ideia de realizar este mercado, não só em homenagem aos nossos emigrantes, mas a todas as pessoas em geral. Precisamos de voltar aos convívios”, disse.

No total, serão 21 os expositores presentes, onde se pode encontrar artesanato, produtos agrícolas, doces, entre outros. “Também podem vir almoçar ao mercado, pois temos as condições reunidas para desfrutarem de uma refeição ao ar livre e num local privilegiado”, disse Fátima Oliveira. A ementa conta com arroz do forno acompanhado de grelhado misto ou pataniscas de bacalhau, podendo ainda optar por arroz de pato, como prato principal. Para sobremesa, os visitantes têm à disposição bolos variados ou salada de fruta. “Temos também bebidas e café. Há ainda à disposição um bar e lanches”, explicou.

A animação também não irá faltar, com três grupos de bombos e com a banda Marotos da Concertina. “Queremos divulgar os nossos produtos, cultivados e confecionados pelos produtores permanentes do Mercado da Nossa Terra”, acrescentou Fátima Oliveira, referindo que “as expectativas estão elevadas. Estamos certos de que vamos receber muitas pessoas, não só da freguesia, mas também de fora. Pelo que vamos ouvindo, as pessoas estão motivadas para vir passar este dia connosco. Lançamos o convite, pois este evento foi pensado para as pessoas conviverem e se divertirem. Quem quiser, pode fazer reserva para o almoço para os números associados, mas também podem aparecer sem marcar, pois temos uma equipa que está encarregue da preparação dos almoços que serão confecionados no dia e na hora. Apareçam, venham almoçar, lanchar, fazer compras e, sobretudo, divertirem-se e rever amigos. Também queremos deixar aqui um agradecimento muito especial a todos que nos têm ajudado na preparação deste evento e a todos os que nesse dia vão trabalhar para que tudo corra pelo melhor”.

Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia de Vila Boa de Quires e Maureles, Fernando Monteiro, afirmou que esta iniciativa é uma forma de “dar mais visibilidade aos nossos produtores e de motivar as pessoas da nossa terra a comprar o que é nosso. A ideia surgiu junto com os produtores, para dar seguimento à iniciativa do Mercado da Nossa Terra. Achamos que, como no mês de agosto temos cá os nossos emigrantes, poderíamos dar ainda mais visibilidade e fazer um mercado diferente. Vamos fazê-lo num local aprazível durante o dia, de forma a que as pessoas possam estar lá mais tempo, conversar com os nossos produtores, saber como podem adquirir os produtos mesmo fora do mercado, para que possamos lhe dar mais visibilidade”, defendeu.

O autarca deixou um apelo, em forma de conclusão: “ajudem os nossos produtores, tentem que eles se sintam acarinhados pela vossa presença e, depois, se puderem adquirir produtores da nossa terra, ainda melhor, mas sobretudo a vossa presença, para motivar quem cá está e está o ano todo a tentar dinamizar este mercado”.

298576477 5533447870011922 5794771487898352 n