agua desperdicio
Publicidade

Em 2023, as perdas de água no sistema de abastecimento público no concelho do Marco de Canaveses fixaram-se em 15%, segundo informações disponibilizadas pela autarquia. Este valor situa-se abaixo da média nacional de 27,1%.

Segundo a mesma fonte, em quatro anos (de 2019 a 2023) as perdas desceram 20 pontos percentuais, dos 35% para 15%.

A presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, destacou a satisfação com os resultados obtidos, “que nos colocam entre os melhores concelhos do país na gestão da água. Esta conquista reflete o nosso compromisso com a gestão sustentável dos recursos e também aquilo que foi o virar de página que nos permitiu, desde 2018, ter uma boa colaboração entre o município e a empresa concessionária do serviço. Uma estratégia que tem trazido enormes benefícios para a população e também, como se comprova, para o meio ambiente”.

Esta redução foi possível “graças a um conjunto de medidas estratégicas implementadas pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses e a empresa Águas do Marco, desde logo a modernização e renovação das redes de abastecimento, a qualidade das reparações, a prontidão de resposta, a deteção acústica de fugas não visíveis, a gestão adequada de pressões e ar na rede, o balanço hídrico, a monitorização em tempo real, o controlo metrológico e o combate a usos ilícitos”, foi referido.

O município recordou ainda que, “ao longo dos últimos anos tem feito um grande esforço financeiro para renovar as infraestruturas e para expandir as rede de abastecimento de água e águas residuais a casas que ainda não tinham acesso aos serviços públicos, o que contribuiu para o aumento das taxas de cobertura, desde 2017, de abastecimento de água de 44% para 58% e de saneamento de 40% para 54%”.