pao podre
Publicidade

O Parque Fluvial do Tâmega, na fregue- sia de Sobretâmega, vai acolher, no próximo dia 24 de março, a IV Feira do Pão Podre e Produtos Locais. O evento, promovido pelo Grupo Cultural e Recreativo Aldeia de Canaveses (GCRAC), conta também com o apoio da Junta de Freguesia de Sobretâmega e do município.

Sérgio Silva, da organização, afirma que as pessoas podem esperar “um evento de divulgação e venda do doce tradicional Pão Podre, bem como de outros produtos locais, como produtos agrícolas, mel, compotas, outros doces, fumeiro e artesanato”. No entanto, o principal objetivo passa por “avivar memórias para preservar as nossas tradições, com muita animação e boa disposição. Na feira, além da compra destes produtos locais, também poderá saborear alguns dos produtos, sendo ainda possível almoçar ou lanchar neste local, aproveitando, ao máximo, a animação do evento”.

feira do pao podre

Este ano, a iniciativa contará com “uma participação maior dos produtores”, uma vez que “as edições anteriores foram um sucesso. Espera-se uma feira diversificada e com cada vez mais e melhores produtos locais. Também a animação vai ser uma constante ao longo do dia com a participação do grupo de Bombos de Sobretâmega, do Grupo Extra-som e de outras surpresas ao longo do dia”. Para Sérgio Silva, manter este tipo de tradições é “essencial” para que se possa “manter a identidade da região. No caso da Feira do Pão Podre, está a criar um reavivar de memórias e a passar para as novas gerações o que é o Pão Podre e gosto pelo mesmo”.

O responsável pela organização deixa ainda um convite a toda a população para se deslocar, no dia 24 de março, ao Parque Fluvial do Tâmega “para degustar as iguarias que vão ser apresentadas e usufruir de toda a animação da feira. Para quem não conhece o Pão Podre, convidamos a que o venha provar pois este doce acompanhado de um queijo, uma compota, uma fatia de presunto, manteiga ou simplesmente a acompanhar um café, um chá ou um copo de vinho é fantástico”.