entrada no territorio de castelo de paiva n
Publicidade

No passado domingo, 14 de abril, Castelo de Paiva e Penafiel receberam a terceira edição do Porto Gaia Granfondo, um evento desportivo aberto a todos os entusiastas do ciclismo.

O evento teve como ponto de partida o Porto, passagens por Gondomar, Penafiel, Castelo de Paiva, Arouca e Santa Maria da Feira, e chegada em Vila Nova de Gaia.

Os mais de 1000 participantes inscritos podiam escolher entre três percursos possíveis, de acordo com a quilometragem e o grau de preparação: minifondo (54,5 km), mediofondo (108,5 km) ou granfondo (156,5 km).

ciclistas no territorio paivense

O vencedor desta última edição do Porto Gaia Granfondo foi Mário Cipollini, ciclista italiano, conhecido como “Super Mário”, ex-campeão do mundo de estrada, com mais de 180 vitórias e considerado um dos maiores velocistas de todos os tempos.

No Grandfondo, a prova principal, David Mayo Vivas, da Love Tiles, foi o vencedor com 2h18m50, enquanto o segundo classificado foi Gonçalo Freitas, da mesma equipa, com 2h19.20 e Diogo Graça, o terceiro a cortar a meta, com um registo de 2h19.34, com Pedro Silva Seabra, do Paredes Aventura / Biketeam, a fazer 2h19.34 e Carlos Martins, da Multimoto /RStar, em 5.º lugar, com o mesmo tempo.
No Mediofondo, Nuno Torres triunfou no percurso intermédio, com 1h34.33, enquanto Cláudio Santos, do Paredes Abentura/Biketeam, conseguiu o mesmo tempo e Casimiro Oliveira, em 3.º lugar, com o registo de 1h36.08.

o podio com os tres melhores classificados do grandfondo n

Por ultimo, no Minifondo, Fábio Abreu, da Casa do Povo da Retorta, ganhou o percurso mais curto, com 1h16.35, com Henrique Daniel a garantir o segundo lugar com o mesmo tempo e Marco Correia fez 1h16.36 e assegurou o 3.º lugar da prova.

José Rocha, presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, enalteceu a repetição da passagem pelo concelho, tratando-se de “um grande evento desportivo, que potenciou uma presença alargada de espetadores nos acessos à vila e arredores, numa jornada orientada para a valorização do ciclismo associado ao ambiente que nos rodeia”, refere em comunicado.

o campeao cipollini em terras de paiva n

O autarca considerou que o Porto Gaia Granfondo se afirma como uma “ocasião única de proporcionar aos visitantes uma oportunidade para redescobrirem a beleza paisagística do concelho e as potencialidades turísticas, evidenciando o seu património histórico, a sua afamada gastronomia, a doçaria tradicional e o apreciado vinho verde“, acrescenta.

A prova foi organizada pela Academia da Bicicleta Cândido Barbosa e contou com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e colaboração dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva e GNR local.