dia da mae manuela teixeira 003
Publicidade

Manuela Teixeira é “uma mulher num mundo de homens” e vê a sua filha a começar a entrar no seu mundo também. É proprietária da empresa de transportes internacional de mercadorias, Euro Ariz, e a sua filha, Catarina, é o seu braço direito na empresa.

Conciliar a vida profissional com a vida pessoal, “nem sempre é fácil”. Contudo, “com muita força de vontade e sentido de responsabilidade, tudo se consegue”, afirmou. Com um dia a dia “sem horários”, Manuela chega cedo ao escritório. “Por volta das seis e meia da manhã já estou no escritório, sem horário para sair do mesmo. Muitas das tarefas são geridas à distância, entre cargas, clientes, motoristas… Arranjo sempre algum tempo para estar com a família”, disse.

O telemóvel “tem de estar vinte e quatro horas ligado, pois a qualquer hora do dia ou da noite, pode tocar para resolver qualquer imprevisto que possa acontecer, pois, atendendo às dificuldades do setor, acumulo todas as funções da empresa, nomeadamente a de um gestor de tráfego”, descreveu.

Arranjo sempre algum tempo para estar com a família

No entanto, consegue “sempre acorrer às solicitações familiares, primordialmente as da minha filha. Tento estar sempre presente em todos os momentos, principalmente os festivos, nem que para tal ocupe as vinte e quatro horas do dia”.

Atualmente, a sua filha Catarina encontra-se a trabalhar na empresa e é o seu braço direito, depois de ter terminado a formação académica na área de gestão. “É de extrema importância, atendendo a que desta forma podemos conciliar melhor a vida pessoal e profissional, é uma mais-valia, no sentido em que a estou a preparar para um dia dar continuidade à atividade da empresa. Vejo na minha filha uma autêntica sucessora”, apontou.

Esta parceria é vista “com bom grado” e a jovem Catarina demonstra “interesse em aprender tudo o que respeita à nossa atividade. E apesar de todos os meus motoristas serem do sexo masculino, tal como o fazem comigo, fazem-no com a minha filha, sabem destrinçar as posições que todos ocupamos na empresa, com muita transparência, respeito e dignidade”, destacou.

Manuela Teixeira descreve-se como uma mãe “lutadora”, uma vez que “desde o primeiro dia que a minha filha veio ao mundo, é por ela que luto diariamente, para que a empresa seja cada vez melhor e maior, pois o presente e futuro da minha Catarina, são a minha razão de viver e lutar”.

Ser mãe foi algo que Manuela sempre quis ser, e recorda um momento mais difícil da sua vida. “Fiquei órfã de mãe com cinco anos e desde sempre disse que, se um dia fosse mãe, teria de ser ‘a melhor’. Disse que de tudo faria para que nada lhe faltasse, e assim o fiz e faço. A minha Catarina licenciou-se, é uma jovem realizada pessoal e profissionalmente, bem inserida na sociedade, o que diz muito do meu empenho nesta nobre função de ser mãe”, referiu.

Manuela Teixeira deixa ainda uma mensagem a todas as mães empresárias para que “sejam lutadoras e empenhadas, pois tudo se consegue, e nunca esquecer, tal como eu faço, que o nosso trabalho só é bem sucedido se tivermos por base a nossa família”.