apm
Publicidade

A Academia de Patinagem do Marco (APM) tem procurado trabalhar em “prol dos atletas”, oferecendo-lhes as “mesmas oportunidades e direitos”. Para 2024, Isabel Monteiro, presidente, e Joana Soares, treinadora, ambicionam “alimentar” os escalões iniciais e “reforçar a competição saudável” nos escalões superiores.

A presidente da APM, Isabel Monteiro, revelou que o início do ano implicou “decisões muito difíceis, que originaram um turbilhão de emoções, mas que foram sempre tomadas a pensar nos atletas”. Neste sentido, toda a equipa da APM está focada em desenvolver atividades que possibilitem, à comunidade jovem, a prática de um desporto, fomentado “na competição, espírito de equipa e entreajuda”.

apm 5
Competição

Quem se junta a esta academia, tem a possibilidade de participar em provas regionais e nacionais, o que para Isabel Monteiro é uma forma de “estimular a formação cívica de atletas e cidadãos, quer na vertente física, quer na vertente comportamental e de relacionamento social”.

Até à data, a APM já viu cinco atletas serem apurados para o campeonato nacional e dois para a prova Open Nacional, cerca de 40 atletas têm participado nos Open Distritais, onde têm alcançado pódios, oito alunos encontram-se a disputar o campeonato distrital, enquanto que nas provas de níveis de iniciação e níveis de disciplina há uma taxa de quase 100% de aprovação em cerca de 55 provas.

apm 3
Pré-Competição
siga seguro

Com base nestes resultados, a presidente e a treinadora garantem que a APM tem atingido o “sucesso” nas mais variadas vertentes. “Estamos presentes em várias frentes de competição, aumentamos o número de atletas no circuito nacional e distrital, conseguindo que, na iniciação, cerca 90% dos atletas tenham um ou mais níveis” e, por isso, esperam continuar a “reforçar a área da iniciação para alimentar os escalões seguintes, mas também estimular a competição sã nos escalões mais elevados”.

Joana Soares acompanha os atletas desde crianças e, para si, é gratificante ver os “primeiros passos sobre rodas” culminarem em “atletas e cidadãos mais desenvolvidos e responsáveis”, com valores assentes no “espírito de equipa, resiliência, superação pessoal, empenho, dedicação e paixão pela prática desportiva”.

apm
Iniciação 2

A APM reconhece que este trabalho só é possível com uma “estrutura diretiva coesa, unida, e uma equipa técnica de excelência composta por um coordenador técnico, três treinadores de nível dois, um coreógrafo e três monitores”, garantindo que só assim o trabalho da academia se torna “sólido, organizado e com visão a longo prazo”.

Embora o desejo exista, Isabel Monteiro explica que, de momento, não é possível aumentar o número de atletas devido à “falta de instalações. Precisamos de mais horas de pavilhão, para que se consiga fazer frente ao calendário tão exigente que é o da patinagem”, acrescentando que, atualmente, o clube incorpora cerca de 100 atletas, distribuídos por vários escalões, com idades entre os quatro e os 23 anos.

apm 4
Pré-Competição 2
rodape tracos arquitetura v4

Isabel Monteiro termina por dizer que “a mensagem mais importante que se pode passar aos pais, passa por incutir o sentido de responsabilidade, espírito de entreajuda, resiliência, exigindo o respeito e aceitação pelos objetivos definidos pela equipa técnica, para além de valores sociológicos de como ‘lidar com a frustração e derrota’ e ‘nunca desistir’”. Já Joana Soares, convida os jovens a experimentar a modalidade.

A Academia de Patinagem do Marco anunciou que irá organizar um Open Distrital no último fim de semana de junho, onde irão marcar presença cerca de 300 atletas do distrito do Porto. A par disso, a academia marcoense promete continuar a “proporcionar espetáculos fantásticos”, com o apoio da câmara municipal e patrocinadores, e que, para Joana Soares, têm contribuído para “um interesse crescente na patinagem artística”.

apm 2
Iniciação 1