felgueiras festa vinhoFoto: Município de Felgueiras
Publicidade

Mais de 15 mil pessoas visitaram a segunda edição do “Vinho Verde & Street Food Felgueiras”, que decorreu de 29 a 31 de julho, na Praça Machado de Matos.

“Foi um sucesso, quer pelo valor das ações enogastronómicas e turísticas, quer pela afluência de mais 15 mil visitantes”, refere um comunicado da autarquia.

Nuno Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, agradecendo a todos os parceiros e intervenientes no evento, salientou que “o Vinho Verde & Street Food Felgueiras já se afirmou, nesta segunda edição, no contexto dos eventos de promoção de vinhos, pelo conceito diferenciador – de Felgueiras – que proporciona a prova de vinhos de elevada qualidade com street food e criações gastronómicas, que incorporam produtos endógenos, que os reputados chefs convidados dedicaram à gastronomia de Felgueiras”. “Felgueiras é o maior produtor nacional (14 milhões de litros) e exportador de Vinho Verde, exportando para mais de 30 países em todo o mundo; é o maior produtor nacional e exportador de kiwi (com 300 hectares de pomares, 2.376 toneladas e 2,5 milhões de euros de vendas) e espargos verdes. O Pão de Ló de Margaride é uma referência nacional de doces tradicionais. Estes produtos endógenos do setor agroalimentar foram promovidos de forma destacada e valorizados no evento, em perfeita harmonização, aumentando a sua notoriedade e imagem no mercado”, concluiu. Nuno Fonseca acrescentou que a apresentação do projeto “A Malga de Siza Vieira” dedicado ao Vinho Verde foi “prestigiante para Felgueiras”.

Joel Costa, vereador com o Pelouro das Atividades Empresariais e Turismo, afirmou que “a aposta nas ações enogastronómicas e de dinamização turística se traduziu num significativo valor acrescentado para a promoção e valorização do que de melhor Felgueiras tem no setor agroalimentar (desde o chef Marco Gomes que apresentou um risoto com espargos e uma sobremesa tendo por base o Pão de Ló de Margaride, ao chef Tiago Bonito que introduziu o kiwi numa abordagem contemporânea da tradicional patanisca de bacalhau, à wine educator Ana Silva que educou para a análise sensorial dos vinhos, promovendo uma interessante interação com o público, culminando com a harmonização entre Vinho, Fado e Pão de Ló de Margaride) e no turismo, com visitas ao turismo industrial (Fábrica do Pão de Ló de Margaride e Cooperativa Terras de Felgueiras), à Rota do Românico (Mosteiro de St.ª Maria de Pombeiro) e uma caminhada em toda a extensão (16,9 Km) do Caminho de Torres em Felgueiras – Caminhos de Santiago”. O vereador acrescentou ainda que “a criação da zona de restauração permitiu acolher melhor e estimular a visita, e o programa de animação foi importante para a atração de públicos-alvo, sobressaindo o concerto do Noble, a Porsche GT3 Cup e os talentos da terra”.

Estiveram presentes sete expositores de vinho, que disponibilizaram para prova 30 referências de todas as castas da região e outras internacionais.

Do street food estiveram presentes as seguintes nove “food trucks”, numa “oferta rica e diversidade de comida de rua”: hambúrgueres artesanais, sandes de presunto com queijo da serra, comida vegetariana, coxinha brasileira, bifanas, cachorros, sopas, pizzas, doces artesanais, tostas em pão polar, pão com chouriço, tripas, entre outras especialidades.

Esta segunda edição do evento Vinho Verde & Street Food Felgueiras teve o financiamento da EEC PROVERE “Turismo para todos”.