inauguracao campo dos escravos1 1
Publicidade

No dia 15 de julho, a Câmara Municipal de Lousada inaugurou o Campo dos Escravos, onde está sediada a Associação Desportiva de Lustosa. O investimento, feito pela autarquia, foi de cerca de 560 mil euros.

As obras contemplam um campo de futebol de 11 com relvado sintético, iluminação e infraestruturas de apoio. Foram também reabilitados e ampliados os balneários, com instalação de sistema de aquecimento de águas e arranjos exteriores.

Na sessão de inauguração, o presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado, afirmou que “mais importante do que se inaugurar um espaço é permitir que este esteja disponível para a população”.O campo está há cerca de um ano em funcionamento e, “por iniciativa da direção da Associação Desportiva de Lustosa a inauguração oficial decorre agora”, explicou.

O autarca referiu que “gostaria que a obra já tivesse concluídos alguns pormenores que estão em falta, nomeadamente a cobertura da bancada. Estamos a falar de investimentos avultados que, no caso concreto, são financiados na totalidade pela câmara municipal, dado que não existem quaisquer apoios da União Europeia no que concerne a equipamentos desportivos. Mas fica o compromisso de que vai ser construída a cobertura da bancada”, garantiu.

inauguracao campo dos escravos2 1 1

Por sua vez, Rui Santos, presidente da direção da Associação Desportiva de Lustosa, fez um agradecimento à autarquia “pela empenhada colaboração com a associação neste processo, para que as obras se concretizassem, bem como à junta de freguesia elo importante papel neste processo”.

Na cerimónia foram lembrados todos os que estiveram na génese do Campo dos Escravos, desde a década de 1960, mas também aos que nos anos 90 se empenharam na aquisição de terrenos, não esquecendo a população de Lustosa. O presidente da União de Freguesias de Lustosa e Barrosas (Santo Estêvão), Armando Silva, enalteceu a “intervenção da Câmara Municipal de Lousada, sem a qual não seria possível ter esta infraestrutura. A junta de freguesia fez alguns trabalhos, mas o município é que teve um papel fundamental na execução deste projeto e, por isso, em nome da freguesia deixo um agradecimento pelo seu empenho e pelos sucessivos convites para acompanhamento da obra”.

A história do Campo dos Escravos remonta à década de 1960 com a existência de um terreno para a prática do futebol. No entanto, era necessário que o terreno estivesse nivelado e alisado, o que exigiu um esforço de trabalho braçal até com ajuda de animais. Por isso, devido a tanto esforço físico o nome do recinto desportivo perpetuou-se como Campo dos Escravos.

Ler mais