novo projeto 100
Publicidade

O Campo dos Escravos, em Lustosa, no concelho de Lousada, vai ser inaugurado este sábado, dia 15 de julho. Esta inauguração acontece depois das intervenções realizadas pela Câmara Municipal de Lousada, no valor de cerca de 600 mil euros.

António Augusto Silva, vereador com o pelouro do Desporto, referiu que este “investimento avultado” é feito, “exclusivamente com o orçamento municipal”. O principal objetivo é “dotar as coletividades de condições, dando-lhes mais qualidade, mais conforto e mais segurança para a prática de atividade física, neste caso do futebol em termos concretos”.

De acordo com o vereador, “a instalação deste equipamento vai permitir que a coletividade tenha mais praticantes, principalmente mais crianças e jovens, a praticar futebol. É uma grande contribuição para o desporto em Lousada e para a prática de atividade física”.

António Augusto Silva referiu ainda que esta é uma forma de “descentralizar” a prática desportiva no concelho. “Não nos podemos esquecer que há um conjunto muito significativo de coletividades que fazem um sentido muito grande para as suas comunidades, têm uma proximidade àquilo que são as residências dos nossos jovens, dos adultos e das crianças e, portanto, também é importante termos equipamentos com qualidade”.

O autarca garantiu ainda que este tipo de investimentos “é para continuar. O futebol é, efetivamente, o desporto que consegue atrair mais praticantes e, portanto, temos necessidade de ter um conjunto de equipamentos dispersos pelo território que possam servir as coletividades e os praticantes”.

No novo Campo dos Escravos foi feita a instalação do relvado sintético, com todos os equipamentos associados, bem como realizados melhoramentos nos balneários, tendo ainda sido construídos novos. “Temos ali um conjunto de equipamentos de apoio ao relvado que permite que várias equipas se preparem ao mesmo tempo e permite potenciar aquele espaço”, apontou.

Este campo está localizado junto ao Pavilhão Gimnodesportivo, o que permite ter “um núcleo central da freguesia que agrega alguns equipamentos desportivos, quer em termos de desportos coletivos, futsal, basquetebol e outras modalidades, e depois o relvado sintético que serve o futebol. Julgamos que estes dois equipamentos acabam por dar uma resposta muito significativa àquilo que são as necessidades da freguesia a este nível”.

Refira-se este é o local onde está sediada a Associação Desportiva de Lustosa, que tem a partir de agora melhores condições para a prática desportiva. 

A história do Campo dos Escravos remonta à década de 1960 com a existência de um terreno para a prática do futebol. No entanto, era necessário que o terreno estivesse nivelado e alisado, o que exigiu um esforço de trabalho braçal até com ajuda de animais. Por isso, devido a tanto esforço físico, o nome do recinto desportivo perpetuou-se como Campo dos Escravos.