obras igreja lousada
Publicidade

No dia 14 de abril, realizou-se a assinatura de contrato de financiamento para as obras no Adro da Igreja Matriz de Vilar do Torno e Alentém. A iniciativa teve lugar na Torre de Vilar.

O Adro da Igreja Matriz de Vilar do Torno e Alentém vai ser alvo de obras de requalificação que, de acordo com a Câmara Municipal de Lousada, têm como objetivo “garantir a circulação e acessibilidade segura de todas as pessoas à igreja e à Capela Mortuária”.

A intervenção irá contemplar a construção de rampa e escadas de acesso às traseiras da igreja com trabalhos na entrada principal e na entrada secundária do edifício, e também a construção de rampa e escadas de acesso à Capela Mortuária. “Neste caso, a situação existente não permite o acesso ao local por pessoas com necessidades especiais de locomoção”, refere a autarquia.

A área exterior de circulação pedonal da igreja será pavimentada, por se encontrar “danificada” e apresentar “alguns obstáculos que podem interferir com a normal circulação de peões”, acrescenta.

O contrato de financiamento é respeitante a “Obras no Adro da Igreja Matriz de Vilar do Torno e Alentém”, cujo investimento elegível ascende a 93 753,24 euros. A CCDRN e a DGAL comparticipam em 50 por cento no valor da obra, ou seja, em 46 876,62 euros.

secretario de estado em lousada2

O secretario de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, garantiu ser “muito importante estabelecer parcerias como esta, em que se congregam vontades num mesmo sentido. O Governo financia metade do investimento total da obra e isso é possível porque também a Câmara Municipal de Lousada se empenhou na concretização da mesma”

Carlos Miguel referiu ainda que “o Governo não realiza este tipo de contratos se não existir um apoio da autarquia“. Terminou a intervenção deixando um “agradecimento pelo facto de permitirem que o Governo possa fazer parte desta obra”.

O presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado, salientou que “as últimas intervenções realizadas foram em 1992 e, depois disso por circunstâncias diversas nunca foram realizadas obras no exterior da igreja. A autarquia tem um papel importante, na medida em que vai apoiar esta intervenção, para além do suporte técnico na parte do projeto. É com muita satisfação que vemos esta solução para o Adro da Igreja Matriz de Vilar do Torno e Alentém”

O contrato foi assinado com a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Santa Maria de Vilar do Torno, representada pelo Padre António Agostinho Pinto Correia. Estiveram presentes a diretora-geral da Direção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), Paula Costa, e o vice-presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), Beraldino José Vilarinho Pinto.