novo projeto 3
Publicidade

O jovem finlandês da Toyota, Kalle Rovanperä, foi o mais rápido em cinco das sete especiais disputadas na região Norte, no Vodafone Rally de Portugal, tendo ganho 46,7s ao longo do dia a Dani Sordo (Hyundai Shell Mobis), segundo classificado da geral. 

“Hoje, simplesmente acordei e pensei que devíamos pilotar à rali”, foram as palavras de Kalle Rovanperä, na manhã deste sábado. O piloto da Toyota começou o dia com 10,8s de vantagem sobre Dani Sordo, construídos na etapa de ontem, onde tinha uma posição na estrada mais penalizadora do que o espanhol. Na manhã deste sábado, Rovanperä acordou inspirado e partiu para uma série de cinco vitórias nas sete especiais do dia, esticando o avanço para o seu rival da Hyundai até aos 57,5s.

e. lappi 1

Perante largos milhares de espetadores em Vieira do Minho, Amarante e Felgueiras, Sordo conseguiu manter os dois companheiros de equipa atrás de si, sendo o mais rápido na segunda passagem pelo troço mais longo do rali, os 37,24 km de Amarante. Thierry Neuville surge a 11,1s do veterano piloto espanhol e 2,3s na frente de Esapekka Lappi. Resta saber qual a tática da Hyundai para o dia decisivo, numa altura em que Neuville é o piloto mais bem posicionado da equipa no Mundial.

Depois do furo de ontem, Ott Tänak (M-Sport Ford) fecha o lote dos Rally1 ainda em prova, terminando o dia a mais de dois minutos de Rovanperä, após ter partido o para-brisas do seu Ford no troço de Amarante. O melhor WRC2 está no sexto lugar da geral, com Oliver Solberg (Skoda) a manter o comando na prova dos Rally2, embora Gus Greensmith (Ford) tenha encurtado a sua desvantagem para os 34,8s.

Dez mil em Lousada

A primeira incursão pelas especiais da região Norte fica marcada por novo ‘banho’ de multidão neste Vodafone Rally de Portugal. 

Tudo culminou com a tradicional Super Especial no Eurocircuito da Costilha, em Lousada, onde cerca de 10 mil aficionados vibraram com os duelos na famosa pista de Ralicross, onde Sordo foi o mais rápido.

Entre os portugueses, Armindo Araújo (Skoda), que ontem venceu a prova do CPR, e Ricardo Teodósio (Hyundai) conseguiram evitar as ‘armadilhas’ que atrasaram o novo líder do campeonato, Miguel Correia, após o Skoda do bracarense ter sofrido problemas de motor.

t. neuville 1
during the Rally Portugal 2023, 5th round of the 2023 WRC World Rally Championship, from May 11 to 14, 2023 in Porto, Portugal – Photo Paulo Pacheco / DPPI

Amanhã, a 56.ª edição do Vodafone Rally de Portugal tem o seu dia decisivo, com os últimos 55,42 quilómetros cronometrados, divididos por quatro classificativas, em Paredes (uma novidade), Cabeceiras de Basto e Fafe (duas passagens, entre elas a Power Stage).