joa pedro lourenco
Publicidade

No passado dia 27 de março, João Pedro Lourenço, natural do concelho de Cinfães, conquistou o 1.º prémio no Concurso Internacional de Percussão, realizado em Gondomar.

O concurso contou com muitos concorrentes do panorama ibérico.

O cinfanense é um percussionista dedicado à música erudita e com um interesse especial pela criação contemporânea para a sua área instrumental. Motivado pela dualidade compositor-intérprete, trabalha diretamente na criação de música com diversos compositores.

joao pedro lourenco 2

Apresenta-se a solo e noutras formações em diversos festivais do panorama ibérico, como Aveiro_Síntese, Biennal of Contemporary Arts, Síntese – Guarda, Festival Itinerante de Percussão, Mihl Sons XXI, Trobada de Percusión, Festival Música Viva, Festival SOXXI, entre outros.

Enquanto estudante, participa com regularidade em concursos nacionais e internacionais, nos quais já obteve prémios e louvores: primeiros prémios no Concurso Nacional de Interpretação Contemporânea, nas edições de 2017 e 2021 e o primeiro prémio no Concurso Internacional de Marimba, em Palma de Maiorca (2020).

João Pedro é licenciado em Música, pela Universidade do Minho, e estudou na Escuela Superior de Musica de Extremadura, obtendo a classificação de 20 valores no recital final de curso.

joao pedro lourenco 3

É membro pertencente ao CLAMAT – Centro para a Pesquisa, Difusão e Desenvolvimento da Percussão, exercendo as funções de músico percussionista do coletivo e assumindo também compromisso na área educativa.

Atualmente, é estudante no Mestrado em Ensino da Música da Universidade do Minho, e, paralelamente, no Mestrado em Música da Universidade de Aveiro.

A Câmara Municipal de Cinfães endereçou “os parabéns ao João Pedro Lourenço por mais esta conquista, que a todos orgulha, com votos de muito sucesso na sua carreira profissional”, pode ler-se na publicação.