jovem torneio oratoria amarante
Publicidade

Marta Cunha, aluna do Externato de Vila Meã, no concelho de Amarante, é uma das dez finalistas do concurso do Torneio da Oratória que se realizou no passado domingo, dia 14 de abril, no Coliseu do Porto.

A segunda edição do evento de oratória é organizado pela Top Talks Associação Portuguesa de Oratória e tem como principal objetivo promover “a oratória escolar” e trazer “uma resposta estruturada a uma lacuna curricular”, porque a associação acredita que “quanto mais cedo a aprendizagem de oratória chegar aos cidadãos, melhor! Melhor para todos – alunos, professores, pais e sociedade em geral porque a comunicação é a base da socialização”. 

As centenas de alunos, com idade entre os 14 e os 16 anos, envolvidas no torneio vão adquirir ferramentas para “falar bem em público com impacto e sucesso. Uma vez que a escola pública não contempla nos currículos o ensino de técnicas de oratória, apesar de exigir aos alunos tais competências. A Top Talks defende que as competências de oralidade contribuem para o combate à exclusão social e promovem o sucesso escolar”.