escola marco terra treme
Publicidade

Decorreu, na manhã desta quarta-feira, dia 14 de novembro, o exercício público de âmbito nacional de sensibilização para o risco sísmico denominado ‘A Terra Treme’. A iniciativa foi realizada em vários pontos do país e o Jornal A VERDADE acompanhou o exercício na Escola Básica n.º1 do Marco de Canaveses.

À hora marcada, a campainha soou e as crianças, que já estavam preparadas, protegeram-se debaixo das mesas. Após um tempo, voltaram a sentar-se nas secretárias e responderam a várias perguntas, feitas pela professora e também pelo coordenador Municipal da Proteção Civil, Bruno Monteiro, que acompanhou o exercício.

dsc 0045 min

Esta é uma forma “de preparar as crianças” e também de passar a mensagem para os mais velhos. “É importante porque é, de facto, um risco que pode acontecer e o Marco de Canaveses não está livre. Mas aqui a mensagem é de segurança, para que haja esta percepção e que as crianças levem esta mensagem até aos adultos”, disse Bruno Monteiro.

“Baixar, proteger e aguardar” são as três palavras de ordem e o coordenador municipal da Proteção Civil acredita que “aos mais novos é fácil passar a mensagem, aos mais velhos já não é tão simples. É uma forma de fazer chegar a mensagem com mais clareza a toda a população”, finalizou.

dsc 0040 min

Esta é uma medida prevista na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

dsc 0050 min