estacao mondim celorico de basto 2023
Publicidade

Espaço servirá de apoio à ecopista e será “motor impulsionador” do turismo na região.

A Câmara Municipal de Celorico de Basto inaugurou no dia 5 de março a Estação de Mondim e os azulejos, um momento “há muito ambicionado” pela autarquia “pela importância” do espaço para a promoção turística do território.

estacao mondim celorico de basto 8 min

José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, sublinhou o início de uma nova etapa da ecopista. “Será um espaço de promoção dos produtos locais, um local de degustação, um ponto de descanso, um local atrativo numa das ecopistas maiores do país e que ambicionamos ser das melhores do país. A gestão destas estações exigirá que o espaço esteja aberto de forma permanente, asseado, limpo e com serviços vários de apoio aos turistas e aos utilizadores da ecopista”.  

A recuperação foi possível através de candidaturas a fundos comunitários. “O secretário da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto, sempre colaborou connosco para que fosse possível chegar a esta fase, depois do sucesso das várias candidaturas realizadas”, frisou.

estacao mondim celorico de basto 3 min

O programa Provere vai ainda apoiar um terceiro ciclo de investimento na ecopista. José Peixoto Lima explica que em Lourido, a autarquia está a “realizar a ponte de arame, o núcleo interpretativo da rota do românico na igreja de Veade já está em execução, e existe uma série de espaços de natureza junto desta ecopista que precisam de ser reabilitados”.

José Peixoto Lima confirmou que “o estado de degradação desta ecopista a todos envergonhava, o estado dos azulejos, reabilitados por uma empresa da especialidade, coloca-nos uma exigência na sua preservação, não podemos permitir que atos de vandalismo o destruam, temos que proteger e salvaguardar este património”.

A estação foi construída “para servir a população da outra margem do rio, e é essa memória e história que vamos preservar. Com mais de 70 anos de existência, esta Estação acompanha agora outras viagens enquanto equipamento de apoio aos utilizadores da ecopista do Tâmega”, acrescentou.

Para Telmo Pinto, secretário da CIM do Tâmega e Sousa, a recuperação deste património mostra-se como um projeto de afirmação da região. “Este é um projeto integrado na recuperação dos produtos endógenos do nosso território, esta valorização das estações e da ecopista, uma das mais belas e reconhecidas e nível nacional e europeu. A valorização deste património e agora disponível à fruição pública, é daqueles investimentos que nós consideramos de projetos ancora, porque vai dinamizar a atividade económica destas localidades e desta sub-região.

estacao mondim celorico de basto 10 min

O secretário parabenizou o município, “porque fez uma recuperação e reabilitação do património de uma forma excelente. Um projeto que pode e está a alavancar outros tipos de investimentos”.

A felicidade foi também partilhada pelo presidente da União de freguesia de Veade, Gagos e Molares, José Peneda. “Este é um espaço carregado de histórias e memórias que durante anos serviu a população de Veade. Tantos como eu têm memórias desta estação, outros tempos e outras realidades, é um privilégio ver este espaço renovado. Este novo espaço, agora com uma nova vida, oferecerá novas valências e serviços proporcionando excelentes memórias e experiências a quem nos visita, envolto num cenário único sobre o rio Tâmega”, frisou.

estacao mondim celorico de basto 7 min