endoencas 1
Publicidade

As margens dos rios Tâmega e Douro vão voltar a encher-se de devotos para a celebração das Endoenças, com milhares de velas, no 28 de março, quinta-feira Santa, numa organização a cargo dos municípios de Penafiel e Marco de Canaveses.

Trata-se de uma tradição secular que volta a realizar na Semana Santa. Este ritual, que se realiza há mais de três séculos, liga as duas margens do troço final do Tâmega, na confluência com o Douro, entre o Torrão (Marco de Canaveses) e Entre-os-Rios (Penafiel), num percurso que inclui a Ponte Duarte Pacheco.

Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, enaltece “uma das mais belas tradições do nosso concelho e uma das mais encantadoras manifestações religiosas de Penafiel e do Norte do Portugal. Há inúmeras razões para visitar Penafiel mas as Endoenças de Entre-os-Rios merecem especial atenção pelo brilho, o encanto e a fé que ali se vive. Uma palavra de apreço por todos os que tornam possível a realização desta festividade única”, frisa em comunicado.

Por sua vez, a presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, frisa que “a celebração das Endoenças continua a ser um momento de profunda religiosidade e união para as famílias marcoenses. Esta celebração é uma verdadeira marca da nossa comunidade religiosa e o cenário magnífico iluminado por mais de 50 mil velas ao longo das margens do Tâmega é algo que ano após ano continua a emocionar-nos. É um evento que merece ser visto e vivido e por isso convido todos a juntarem-se a nós. Em nome de todos os marcuenses, agradeço a toda a comunidade que participa na organização e nos proporciona um dos principais eventos religiosos e culturais da nossa região. A dedicação e empenho são fundamentais para tornar esta celebração tão especial e com tanto significado”.

endoencas publicacao carrossel 1

O início desta manifestação religiosa tem lugar na Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, com a Missa da Ceia do Senhor, às 20h00. Uma hora mais tarde, sai a procissão do Senhor dos Passos, acompanhada por “Barcos de Fogo” junto ao rio, e em direção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios, onde terá lugar o “Sermão do Encontro” entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores, um momento particularmente simbólico e muito acalmado pela comunidade.

Já no dia seguinte, sexta-feira, dia 29 de março, pelas 15 horas, a Procissão do Enterro do Senhor cumpre o percurso inverso, de regresso à Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses.

Classificada em 2015 pelo Município de Penafiel e inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, as Endoenças iluminam as duas margens do rio Tâmega, a freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão (Marco de Canaveses), o lugar de Entre-os-Rios (Penafiel) e ainda o lugar de Boure na margem esquerda do rio Douro, pertencente ao concelho de Castelo de Paiva, lugares que constituem antigo Couto de Entre-os-Rios.