ana augusto
Publicidade

Um pilar que apoiou e sempre acreditou em todos os projetos de José Manuel Mendes, assim foi, “e continua a ser” Ana Augusto, que mais do que “a esposa do administrador’’, é uma companheira de vida que sempre remou “na mesma direção” que o marido.

José Manuel Mendes é a cara de um projeto familiar de sucesso, a JMM, mas foi Ana Augusto quem sempre esteve na retaguarda de todo o percurso. Com três filhos “muito pequenos”, o marido partiu para a Arábia Saudita, em busca de uma vida melhor. Por cá, Ana Augusto fazia “o que podia e não podia” para criar os filhos e apoiar o marido na concretização dos seus objetivos.

Ele reconhecia a mulher que tinha a seu lado e que o apoiava incondicionalmente. Foi, aliás, com “grande admiração e espanto” que no regresso a Portugal percebeu que na conta bancária estava todo o dinheiro que tinha transferido enquanto estava longe. Ana Augusto, também ela empreendedora e uma lutadora nata, para além de criar os filhos, apoiar o marido e cuidar do lar, decidiu criar o seu próprio sustento. “Tinha uma máquina e fazia umas peças em malha que depois vendia para as fábricas. E assim conseguir alimentar, vestir os meus filhos e fazer tudo o que estava ao meu alcance por eles”, conta.

Ser empregada doméstica é ter uma profissão “muito mais abrangente e importante” do que realmente é reconhecida. Para a mulher, mãe e dona de casa “limpar, arrumar e cuidar é das profissões mais exigentes e injustas, não remunerada e que, muitas vezes, passa despercebida”.

jmm banner

Quem dá a cara e a imagem por um projeto é sempre valorizado, mas existe uma retaguarda que não pode ser esquecida e marginalizada. José Manuel Mendes criou em 1984 o negócio da família e Ana Augusto sempre “orientou e acreditou” no seu companheiro. Só assim foi possível construir um “projeto de vida de sucesso”, a nível profissional e também pessoal. “É difícil e intranquilo educar e preparar uns seres que queremos que sejam sempre boas pessoas para a vida”, mas Ana Augusto e o marido tentaram sempre ensinar os “pilares fundamentais” aos seus filhos . “Hoje melhor do que ontem” é o segredo para um projeto de vida de sucesso.

Um homem “audaz e corajoso” perante a vida, é assim que Ana Augusto descreve o homem com quem partilha a vida há muitos anos, que encontrava nela “a confiança certa” para nunca desistir. “Eu não questionava as escolhas dele, o que fez com que ele nunca sentisse dificuldade em levar em frente o negócio”, diz orgulhosamente.

Um projeto de vida que, até aos dias de hoje vivem “a dois” com cumplicidade e entreajuda. Valores que incute agora aos netos, de quem cuidou para que as filhas “pudessem abraçar o negócio da família”, e que continua a estimar.