Depois do interregno dos dois últimos anos motivado pela pandemia da COVID-19, a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa promove, entre 16 e 20 de março, a sua 32.ª edição, que conta novamente com a12ª presença da Rota do Românico, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), em Lisboa.

A Rota do Românico está integrada na área expositiva do Porto e Norte de Portugal, o destino nacional convidado da BTL 2022, indica o comunicado.

No sábado, dia 19 de março, pelas 17h30, a Rota realiza uma apresentação da exposição Ver do Bago no Sangue, patente no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, até 26 de junho. Em paralelo, nos cinco dias do evento, o Serviço Educativo da Rota do Românico dinamiza várias atividades lúdicas e pedagógicas. 

A Rota do Românico reúne 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.