ines carneiro padaria estrela marco canaveses
Publicidade

Inês Carneiro herdou a “garra” do pai e, apenas com 24 anos, já é uma empresária de sucesso. A Padaria Estrela, presente no Marco e em Paredes de Viadores, no concelho do Marco de Canaveses, é a casa que leva todos os dias a “bom porto” e onde se sente “realizada”. 

Ainda sonhou ser cabeleireira, mas não foi preciso muito tempo para se reencontrar e perceber que o atendimento ao público era uma “paixão. Desde nova que gosto disto e, hoje, não me imagino a trabalhar noutro local, nem noutro ramo. A verdade é que adoro o que faço”. 

Inês Carneiro tinha ainda 15 anos e já servia os primeiros cafés. Quem olhava de fora dizia: “a Inês nasceu para isto” e a verdade é que a jovem considera que o gosto pelo negócio “corre nas veias desde pequena. Adoro atender o público, falar com as pessoas, quando folgo os clientes sentem a minha falta e, todos os dias, tento deixar-lhes uma palavra de conforto. As pessoas levam pão e um sorriso e quero acreditar que a minha alegria faz a diferença na vida dos clientes”. 

rodape cafe estrela

O pai foi o grande impulsionador do negócio, ergueu-o e confiou, de “olhos fechados”, na filha, em quem viu “capacidade” e a quem confiou esta “responsabilidade”. A jovem começou a trabalhar com “um frio na barriga” e com “medo de falhar”, mas a verdade é que tem corrido “muito bem” e garante que só lhe resta agradecer a “confiança” do pai com quem gere os dois espaços. “Fui atrás dos passos do meu pai, a quem agradeço muito pela confiança depositada”. 

Com seis anos de casa, Inês Carneiro acredita ter criado uma “família” e uma “ligação” com cada cliente que entra na Padaria Estrela. “Todos os dias vemos as mesmas caras e é bom que as pessoas venham, gostem do nosso trabalho e do nosso produto, e tenham vontade de regressar. É também a vantagem de ser um empreendimento de proximidade”. 

Para além de ser responsável por um negócio, Inês Carneiro é mãe de um menino com apenas três anos e, embora tenha uma responsabilidade acrescida, confessa que “ainda é fácil gerir tudo”, porque tem a ajuda dos pais e do marido. “O mais difícil é acordar todos os dias às 05h30 e levar o meu filho à minha mãe, custa-me acordá-lo e tirá-lo de casa, mas tem de ser para depois ela levá-lo à escola. Sei que tudo compensa e que tenho o privilégio de passar a tarde com ele”. 

ines carneiro padaria estrela marco canaveses 1

Inês Carneiro acredita que nem sempre é preciso um “diploma nas mãos para sermos bem sucedidos”, até porque “fazer todos os dias o pão para alimentar as pessoas também faz diferença na vida de cada família”. Para além disso, realça sentir-se “realizada” desta forma. “Acho que com a minha idade estou a fazer um bom percurso, comecei a trabalhar com cerca de 18 anos, mas já tinha luzes sobre a padaria desde nova e sentia-me confortável nesta área”. 

Para terminar, a jovem Inês Carneiro partilha que com “determinação e coragem é possível realizar todos os sonhos” e deixa algumas palavras aos pais: “agradeço aos meus pais porque sou a mulher que sou graças a eles. Em especial à minha mãe por me ajudar com a minha vida familiar e ao meu pai por ter herdado a garra, coragem e determinação que ele tem desde que me lembro”. 

A Padaria Estrela pode ser visitada de segunda-feira a sábado durante todo o dia ou ao domingo até às 13h00.

ines carneiro padaria estrela marco canaveses 2