novo projeto 31
Publicidade

Há quem diga que “a fé move montanhas” e, neste caso, vai levar Daniel e Susana Babo, naturais de Amarante, até Fátima, para aquela que será a primeira peregrinação, a pé, dos dois até ao Santuário.

Estão emigrados em França desde 2007 e, em entrevista ao Jornal A VERDADE, a duas semanas de arrancarem para um dos maiores desafios das suas vidas, os peregrinos falaram sobre a motivação, bem como a fé que os move. “Desde sempre fomos religiosos, não muito praticantes porque em França torna-se complicado. Mas a fé está sempre cá dentro e, nas horas de maior aflição, é à Nossa Senhora de Fátima que recorremos, porque a fé está em nós e temos aquela esperança de que somos ouvidos por ela e que a Nossa Senhora está sempre à nossa volta a proteger-nos”, referiram.

Daniel tem 34 anos e Susana tem 33, a caminhada será feita em conjunto, pela primeira vez. “Já há alguns anos que falo em ir a Fátima  a pé, para agradecer por tudo que a vida me tem dado. Todos os anos, quando vou de férias a Portugal, vou sempre a Fátima é uma  paragem obrigatória, temos que ir lá para recarregar energias. Em 2018 e 2019 organizei uma excursão de família e amigos assim podíamos ir todos  juntos. Depois veio a pandemia e não fiz mais. No ano passado, em conversa com uma amiga que também vai neste grupo, falou em ir a Fátima, uma vez que tinha uma promessa mas que não queria ir sozinha porque não conhecia ninguém. E eu sem pensar disse logo que ia com ela”, recorda Susana.

whatsapp image 2023 04 21 at 12.25.07 1

Daniel juntou-se rapidamente à sua esposa, uma vez que também ele tinha uma promessa. “A partir daí, foi organizar tudo para este momento. As borboletas na barriga já começam e a dúvida de não conseguir chegar ao fim está presente. Mas com fé e esperança tudo irá correr bem e todos vamos chegar ao altar da Nossa Senhora”, acrescentou.

A peregrinação será feita com um grupo de Travanca, do concelho de Amarante e, o facto de irem os dois, será “muito bom para darmos forças um ao outro, só no olhar, já sabemos o que o outro precisa. Também temos outra pessoa da família que vai connosco, que é a minha sogra, e temos três amigos que moram cá em França que também vão fazer a peregrinação. Todos juntos a dar força, tudo vai ser mais fácil, ninguém vai ficar para trás”, garantiu Susana.

whatsapp image 2023 04 21 at 12.19.23

A peregrina espera que, com esta caminhada, ficará “mais realizada”, apesar de acreditar que será um caminho “sofrido. Mas, ao mesmo tempo, vai ser uma caminhada para nunca esquecer, sei que vai valer a pena todo o esforços e as dores que possamos ter. Acredito que vai ser uma caminhada bonita, com fé, mas também com algum choro e risos. Será uma peregrinação onde vamos conhecer muita gente e, com certeza, vamos fazer novos amigos e será uma experiência para repetir”, frisou.

Daniel e Susana Barros são pais de dois jovens, a Bruna, de 12 anos, e Julien, de nove, e é também por eles que vão fazer esta caminhada. “Uma família feliz, longe do nosso Portugal  mas sempre com o coração lá. Vamos fazer esta peregrinação sempre com os nossos filhos no coração”, concluíram.