parque lazer alpendorada
Publicidade

A albufeira do rio Tâmega, junto ao Parque de Lazer de Alpendorada, da freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, acolhe, no fim de semana de 2 e 3 de setembro, mais uma competição desportiva, desta vez a Copa Ibérica de Jet Ski.

A competição é organizada pela Associação Poderosa Fração e conta com o apoio da Câmara Municipal do Marco de Canaveses e da Junta de Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão. A prova é homologada pela Federação Portuguesa de Motonáutica, Real Federación Española de Motonáutica e UIM – Union Internationale Motonautique.

Este ano, o evento conta com duas novidades: a corrida de barcos Boat T850 e também a Copa Ibérica de Radiocontrolados.

Pedro Martins, promotor do evento, afirmou que o objetivo passa por “dar continuidade ao que foi feito no passado, para destacar um pouco a modalidade e, acima de tudo, promover a região do Marco”. O Parque de Lazer de Alpendorada é um local “excelente, o espaço tem umas condições únicas, é mais uma oportunidade de ir adaptando aos poucos o local para a prática da modalidade e reforçar a candidatura ao Campeonato da Europa, que é esse o objetivo a curto prazo”.

copa iberica jet ski 1

O promotor deixa um convite para se juntarem “a partir de sábado de manhã a um fim de semana em grande”, que conta com várias novidades, já enumeradas, e com a presença de vários pilotos espanhóis.

A Junta de Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, vê este evento como uma forma de “projetar e dar a conhecer os excelentes recursos naturais que temos e que são únicos no concelho, no norte e, na nossa opinião, no país. Geograficamente somos, certamente, a única freguesia que tem tais potencialidades, e a beleza única de ser banhados por dois rios. Sempre defendemos que deveria ser feita uma aposta maior. Alpendorada, Várzea e Torrão, além de ser o motor económico do concelho, tem também um conjunto de outras valências que devem ser exploradas e aproveitadas e este tipo de eventos só vem provar o que este executivo sempre defendeu”.

É uma forma de “promover a freguesia e também o concelho”, uma vez que traz “novas pessoas para conhecer a nossa terra, promove e desenvolve os desportos de água e ajuda a desenvolver o comércio local. Ao longo dos anos a junta de freguesia, em parceria com o GCA – Ginásio Clube de Alpendorada, têm feito um conjunto de diligências para provar ao poder autárquico e nacional, que deve ser feito um investimento sério nesta região, pois temos potencialidades únicas”, esperando que este evento possa “ajudar a impulsionar os nossos objetivos. Compareçam em grande escala que não se vão arrepender, pois iremos tentar receber todos da melhor forma”.

O vereador com o pelouro do Desporto da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Pedro Pinto, referiu que “o Marco de Canaveses já é uma referência ao nível dos desportos náuticos e recebermos esta competição no nosso concelho é mais uma prova do trabalho que está a ser feito por este executivo municipal para valorizar os nossos rios. No que toca a provas náuticas, nos últimos meses tivemos no concelho a Regata de Fundo Jovem, o Campeonato Regional de Fundo Norte em Canoagem, a Maratona Internacional Eurorregião e o SwimRun Tâmega, para além da aposta que fizemos na Escola Municipal de Canoagem e no ensino da canoagem aos alunos das escolas do concelho e sem esquecer também todas as outras provas que recebemos e que promovem o nosso património natural, como o rali, o enduro, o trail ou BTT”, frisou.

Nesta Copa Ibérica, “para além das corridas de jet ski e de motas de água, com alguns dos melhores pilotos do mundo, vamos ter ainda as corridas de barcos e de rádio controlados, por isso estão reunidos todos os motivos para que valha a pena uma deslocação ao Parque de Lazer de Alpendorada para assistir a esta emocionante prova”.