terramoto eua
Publicidade

Com uma magnitude de 4.8, um terramoto atingiu esta sexta-feira, dia 5 de abril, pelas 10h23, o norte de Nova Jérsei, tendo sido sentido de Filadélfia a Boston, nos Estados Unidos da América (EUA).

Gil Soares, a residir em Nova Jérsei, partilha que foi “um grande susto. Não estamos acostumados a estas coisas da natureza por aqui. Em 22 anos foi a minha primeira vez. Estava em casa com o meu filho e o meu cão e ele foi o primeiro a sentir. O meu animal de estimação ficou agitado e, de repente, tudo começou a tremer… primeiro pensei que era uma avião militar e, logo depois, percebi que era um terremoto. Não tive estragos e pela troca de mensagens não ouve estragos por cá”.

Já Abílio Teixeira vive em Nova Iorque e conta que “senti o terramoto e não gostei. A minha casa tremeu e foi assustador, mas já passou.”

Alexandra Teixeira, também uma emigrante, encontrava-se a trabalhar e a intensidade foi tão grande que sentiu “tonturas”.

Marta Moreira, a viver em Nova Iorque, revela que o terramoto foi “bastante forte. Estava a acompanhar, a partir de casa, uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre Gaza, quando senti toda a estrutura do prédio em que vivo a abanar durante cerca de dez segundos. A primeira coisa que pensei foi que tinha havido alguma derrocada nas proximidades que tinha feito o prédio tremer. Contudo, como o tremor continuou, deduzi que seria um sismo. Percebi que era algo maior porque as câmaras que estavam a transmitir a reunião do Conselho de Segurança da ONU também estavam a tremer, e os diplomatas interromperam momentaneamente a reunião”.

Enquanto o prédio abanava, Marta Moreira conta ter ido “rapidamente ao encontro do marido, que se encontrava noutra divisão da casa. Ele estava numa reunião virtual de trabalho e os seus colegas também perceberam que o computador dele estava a abanar. Equacionamos sair do prédio e ir para o exterior. Entretanto, o sismo parou e fomos tentar perceber junto de amigos que vivem em Nova Iorque se também tinham sentido o mesmo, algo que se confirmou: todos sentiram os prédios tremer. Cerca de meia hora depois, começamos a receber alertas das autoridades de NY a confirmar um sismo de magnitude 4.8”.

Ao contrário das outras experiências, Marta Moreira partilha que em Portugal já passou por uma situação semelhante. “Felizmente, em ambas as situações, não passou de um susto”, terminou.

Por outro lado, Virginia Ferreira, referiu que “a minha mãe, o meu irmão e o pessoal do meu escritório estavam do outro lado do prédio e sentiram, eu estava a dar consulta e não senti nada”.