projeto tuberculose marco e penafiel
Publicidade

Foi em 2021 que Catarina Pereira, psicóloga e Joana Santos, socióloga, uniram esforços e juntaram-se ao projeto criado pela APDES para desenvolver um trabalho dedicado à tuberculose, ou melhor, dedicado àqueles que pouca informação têm sobre esta doença.

O projeto Não Vale TB II intervém na subregião do Vale do Sousa e Baixo Tâmega, nos concelhos de Penafiel e Marco de Canaveses, dedicado à área da saúde, mais especificamente à sensibilização, prevenção e tratamento da tuberculose, atua numa vertente de intervenção social e comunitária de proximidade.

O projeto é concebido e desenvolvido pela APDES, entidade responsável, e nasceu numa parceria com a Direção Geral de Saúde (DGS) para a região do Tâmega por se tratar “de uma zona muito problemática ao nível da tuberculose, a maior zona de incidência do Norte. Tanto o concelho do Marco de Canaveses como o Penafiel têm as taxas mais elevadas e percebeu-se que devia existir um projeto além daqueles que já existem no terreno”, começam por explicar em entrevista ao Jornal A VERDADE.

A equipa técnica responsável é atualmente composta pela Catarina Pereira e Joana Santos, que colaboram diretamente neste projeto, como noutros da instituição.

whatsapp image 2021 10 30 at 16.19.22

Em representação de uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) conseguiram, em articulação com a DGS, pegar nas ideias em papel e levá-las para a rua. “Fomos para o terreno em Marco de Canaveses e Penafiel e começamos a articular com a câmara, os ACES, CTPS e as instituições mais locais da freguesia”

Após dois anos de existência, Catarina Pereira e Joana Santos garantem que a primeira edição “tem corrido muito bem. A nossa intervenção é, essencialmente, comunitária, daí diferenciar da típica intervenção que é no gabinete em que as pessoas vão à procura do serviço e é mais formal. Vamos às freguesias, falamos com as pessoas, percebemos as necessidades a nível de saúde, fazemos o inquérito de sintomas, rastreios mais gerais, estar com a população nos locais onde elas vivem e tem corrido muito bem porque as pessoas aderem bastante às nossas respostas”, garantem.

No fim de tudo, o objetivo principal passa por “chegar a toda a população” destes dois concelhos, promovendo ações “em instituições ou ar livre como é o caso dos rastreios, ações de formação e sensibilização“. No terreno, percebem que a grande dificuldade se prende com a deslocação e “falta de literacia em saúde. Como as pessoas estão mais deslocadas, expressam-nos a dificuldade de terem que se deslocar para o centro para fazer o tratamento. Para além disso, têm falta de literacia em saúde, derivado de algum isolamento”.

Pela experiência, a psicóloga e a socióloga revelam que a tuberculose tem maior prevalência nos homens com mais de 45 anos.

Tuberculose: o que é?

A tuberculose (TB) é uma doença infeciosa que afeta principalmente os pulmões, tuberculose pulmonar, mas também pode atacar outros órgãos. A infeção é causada por uma bactéria – o Bacilo de Koch. 

Sintomas: Tosse há mais de três semanas, cansaço prolongado, emagrecimento sem causa aparente, suores noturnos, febre baixa, de predomínio noturno, expectoração, por vezes com sangue.

Fatores de risco sociais: Crianças menor do que ou igual a cinco anos e idosos; situações de sem abrigo; uso de álcool e/ou outras drogas.

Fatores de risco de saúde: Sistema imunitário debilitado; doença oncológica; infeção VIH; doença pulmonar crónica.

O tratamento é gratuito e confidencial. Durante seis meses (no mínimo) deverá, diariamente, tomar a medicação indicada pelo médico

Contactos: CDP Penafiel 255 718 535 / CDP Marco de Canaveses 255 589 105