bruno leao e rita faria 2
Publicidade

A nova época da Maxi Rally Team já foi apresentada no passado domingo, dia 7 de abril, em Monte Córdova, Santo Tirso.

O piloto de ralis de Santo Tirso, Bruno Leão, e a navegadora penafidelense Rita Faria apresentaram o BMW 316 E30, com o qual vão representar a Maxi Rally Team em seis provas oficiais do Campeonato Start Norte de Ralis.

bruno leao e rita faria 3

A ambição de Bruno Leão passa por começar com a “intenção de ganhar. Se pudéssemos acrescentar a isso a possibilidade de conquistar um título na nossa classe competitiva, seria fantástico. Para esta época, tenho a possibilidade de contar com a Rita, com a qual posso fazer muito trabalho de casa, que nos pode permitir a preparação de cada rali que façamos com o intuito de errar o menos possível, e conseguir os resultados pretendidos em cada prova”, sublinhou.

O piloto tirsense destaca BMW 316 E30, uma “viatura especial. Há dois aspetos ligados a este carro que justificam a minha preferência: o prazer de o conduzir e o espetáculo que sentimos estar a dar ao público, sem perder a competitividade. Pilotar um BMW 316 E30 é algo quase viciante, sendo que quanto mais se anda num carro destes, mais vontade há de o voltar a fazer. Se a isto somarmos a fiabilidade deste carro e os resultados que nele tenho conseguido ao longo destes anos, tenho aqui os ingredientes necessários para fazer uma grande época”.

Rita Faria já não é uma principiante na navegação do BMW E30 da Maxi Rally Team. Foi, por três vezes, ao pódio com Bruno Leão nas duas rodas motrizes: duas vezes em 2018 no Rally Taça Joaquim Santos e Rallye Eurocidade (Valença) e no Rali de Santo Tirso em 2021, sempre em segundo lugar.

bruno leao e rita faria 1

“Em termos de navegação, é um carro que requer um grande sentido de orientação, pois ali dentro raramente temos uma perspetiva linear da estrada, tão depressa estamos virados à esquerda como à direita e isto requer não só um trabalho minucioso de conhecimento das classificativas e da recolha de notas nos reconhecimentos, como uma confiança inequívoca entre piloto e navegador, quer na condução que é imprimida neste tipo de carros de tração traseira, quer nas notas que são dadas por um navegador que, a alta velocidade e perante classificativas muito técnicas e marcadas por inúmeros momentos de acelerações e travagens bruscas, nem sempre tem uma perspetiva boa da estrada”, frisa Rita Faria.

No entanto, “tudo é uma questão de treino” e é “muito gratificante ver a reação efusiva das pessoas à passagem de um carro destes. Como dupla, temos a cumplicidade necessária para gerir as inúmeras adversidades que podem surgir em cada Rali e, pessoalmente, consigo dar ao Bruno a competitividade e confiança necessárias para fazer excelentes prestações. Em 2024, propusemo-nos a seis provas, queremos lutar pelo título regional na nossa classe competitiva mas, acima de tudo, queremos ser consistentes e regulares, e amealhar o máximo número possível de pontos em cada Rali, sem querer arriscar demasiado e deitar tudo a perder”, concluiu a piloto de Penafiel.

O programa de seis ralis da temporada deste ano da Maxi Rally Team começa já a 13 e 14 de abril, no Rali de Gondomar. Seguem-se o Rali de Santo Tirso (3 e 4 de maio), Rali de Famalicão (24 e 25 de maio), Rali de Viana do Castelo (12 e 13 de julho), Rali Município de Mesão Frio (31 de agosto e 1 de setembro) e Rali Montelongo (5 e 6 de outubro).