bolsas estudo
Publicidade

A Câmara Municipal de Cinfães entregou, na manhã deste sábado, dia 27 de abril, 216 bolsas de estudo a alunos do concelho que frequentam o Ensino Superior, os Cursos de Especialização Tecnológica (nível 5) e o Mestrado no ano letivo 2023/2024. 

O investimento é de 107.800,00€ e a cerimónia de entrega decorreu no Auditório Municipal de Cinfães.  

A vereadora com o pelouro da Educação da Câmara Municipal de Cinfães, Sónia Soares, destacou que este é um apoio “muito importante para todos os jovens cinfanenses, mas também é motivo de orgulho para nós, câmara municipal, porque entregamos cerca de 220 bolsas de estudo ao Ensino Superior, que contempla também os cursos tecnológicos superiores e os mestrados”.

cinfaes bolsas 3

Para a autarca, trata-se de uma medida “fundamental que abrange todos os estudantes que fizeram as suas candidaturas, obviamente por escalões, mas estamos a falar de um valor que ultrapassa os 100 mil euros em apoios. É um orgulho imenso ver todos estes jovens que veem assim o seu empenho e a sua dedicação valorizados, é um apoio que premeia, obviamente o mérito e é um apoio como tantos outros que incentiva todos os jovens cinfanenses e mostra que a câmara municipal está sempre ao lado deles”, finalizou.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Armando Mourisco, referiu que se trata de “mais uma medida virada para a dimensão humana, para a valorização do ser humano, integradoras, de coesão social das muitas que o município tem desenvolvido ao longo destes anos. Para nós é um gosto e uma honra poder fazê-lo e poder ajudar as nossas famílias e os nossos jovens a seguirem um caminho que seja próspero, de futuro. É muito gratificante para um autarca quando percebe que é reconhecido por isso, mas sobretudo quando está a desenvolver políticas e medidas que fazem a diferença na vida das pessoas e, neste caso concreto, no futuro dos nossos jovens”.

cinfaes bolsas 2

O presidente garantiu ter “muita confiança e esperança” no futuro. “216 jovens do concelho frequentam o Ensino Superior ou os Cursos Superiores Técnicos, estar aqui ao lado deles, ao lado das famílias, reconhecendo o mérito, o desempenho e o trabalho, ajudando a minorar as dificuldades, porque é muito caro hoje estudar, é muito caro estar fora do concelho, e ajudar a minorar esse percursos e essas despesas é muito importante”, acrescentou.

Reconhecendo ainda “o trabalho determinante das escolas”, Armando Mourisco defendeu que é fundamental “ajudar a não deixar ninguém para trás. O que queremos é que aqueles que têm mais carências económicas não fiquem para trás. Daí é que a atribuição tem esse objetivo, que os jovens não abandonem o seu percurso académico porque estão com dificuldades. Nós todos, Estado e autarquia, temos a obrigação de os ajudar a fazer esse percurso, em nome dos valores de Abril, da fraternidade e, sobretudo, da igualdade de oportunidades para todos, ricos ou pobres”.

cinfaes bolsas 5

Esta medida, que arrancou em 2014, já beneficiou, no total, 1375 alunos do concelho, o que representa para os cofres municipais um investimento que ronda os 650 mil euros.

Este apoio contempla todos os alunos que apresentam candidatura, independentemente da sua situação económica, desde que tenham aproveitamento escolar.