mits pombeiro 16 scaled
Publicidade

A Associação Empresarial de Vila Meã (AEV) promoveu, no dia 16 de março, o segundo encontro À Descoberta da Identidade Made In Tâmega e Sousa, no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, com o objetivo de valorizar os produtos endógenos da região e respetivos produtores.

Os convidados foram surpreendidos com uma experiência sensorial, “onde tiveram lugar momentos culturais, seguidos da degustação de uma inesquecível ementa com pairing de infusões, concebida, a partir de produtos do território, pelos chefes Renato Cunha e Pedro Machado, em parceria com a Infusões com História”, revela a AEV.

mits pombeiro 25

A experiência começou por uma visita guiada por Joaquim Costa, da Rota do Românico, à igreja e claustro do Mosteiro de Pombeiro, com intervenções literárias de Cidália Fernandes declamando textos de dois autores notáveis do território, António Nobre e Nuno Higino, acompanhada pela sonoridade da viola Amarantina, interpretada por Eduardo Costa.

A viola Amarantina esteve novamente presente na tertúlia, ao longo da entrada dos convivas na sala de refeições e durante o serviço, por meio de composições originais e outros arranjos de Eduardo Costa. O encontro contou ainda com uma atuação do grupo musical Há Lá Trio.

workshop 01

Os chefes Renato Cunha e Pedro Machado, juntamente com a Infusões com História, promoveram os produtos regionais da H2Douro, Agrinemus, Quinta do Património, Cogumelos do Migaas, Carreirainbio, Cooperativa Terras de Felgueiras, Verde Água Natureza, Chocolatitude, Agromancelos, Quinta de Tresborda de Baixo, entre outros.

mits pombeiro 14


Este evento, de caráter profissional, direcionado sobretudo para entidades ligadas ao setor agroalimentar, turismo, educação e formação, património e cultura, contou com a presença do selecionador nacional de Andebol, Paulo Pereira, enquanto embaixador do projeto Made In Tâmega e Sousa, e da vereadora da Câmara de Felgueiras, Ana Medeiros.

Antes e durante a tarde, o workshop “Estratégia de Marca/Negócio: Construção de um Modelo”, dinamizado por Mário Correia, reuniu diferentes produtores do território, proporcionando-lhes momentos de networking relacionados à temática do branding. Decorreu na Cooperativa Terras de Felgueiras e foi antecedido por uma visita guiada às instalações, na qual foi possível perceber o papel e importância desta entidade para os produtores e a comunidade da região.

workshop 03


Depois da presença, em fevereiro, no Mosteiro de Travanca, em Amarante, e agora no Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, o próximo encontro irá ocorrer no dia 13 de abril, no Mosteiro de Ancede, tendo como chefe convidado António Queiroz Pinto – chefe de cozinha no Restaurante de Tormes e na Pensão Borges.

O Seminário de Encerramento será realizado no dia 27 de abril, no Centro de Interpretação da Escultura Românica, em Abragão, Penafiel.

mits pombeiro 20

O projeto Made In Tâmega e Sousa prevê a execução dos eventos referidos, ações de capacitação com os produtores da região, uma monografia dos produtos endógenos, um plano estratégico, um guia de inovação, um vídeo promocional, um portal, uma aplicação móvel, uma revista de receitas, bem como a comunicação de todas estas atividades no Facebook e Instagram.

Este projeto é promovido pela Associação Empresarial de Vila Meã, em parceria com entidades locais, representando um investimento aproximado de 200 mil euros, cofinanciado pelo Programa Norte 2020, através do FEDER.