escola baiao italiaFoto: DR
Publicidade

Os alunos do Ensino Profissional do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, em Baião, realizaram um estágio profissionalizante em Itália, no âmbito do Projeto Erasmus+: Future EU-Towards the Future in Europe.

Esta mobilidade teve lugar no sul de Itália, na localidade de Gallipoli, de 2 de junho a 2 de agosto. Durante esse período de 60 dias, oito alunos de quatro cursos profissionais, Curso de Técnico de Ótica Ocular, Curso de Técnico de Turismo, Curso de Técnico de Informática e Curso de Técnico de Eletrónica e Telecomunicações, estagiaram em diferentes locais de Gallipoli de acordo com a sua área de formação. Os selecionados para esta oportunidade de formação em contexto de trabalho foram os seguintes alunos: Bruna Ribeiro, Sandra Lemos, Juliana Monteiro, Daniela Carvalho, José António Oliveira, Hélder Mota, Duarte Ribeiro e Rafael Cunha, informou um comunicado do agrupamento de escolas.

e1
Foto: DR

As alunas do Curso de Técnico de Turismo, Daniela Carvalho e Juliana Monteiro desenvolveram a formação no Posto de Informação Turística e na Biblioteca Municipal de Gallipoli e a aluna Sandra Lemos no Museu Tridimensional e Centro de Cultura do Mar. A aluna do Curso de Técnico de Ótica Ocular, Bruna Ribeiro, realizou o estágio numa Ótica local — “Optik Buttazzo – fatima b eyewear”. Os alunos do Curso de Técnico de Eletrónica e Telecomunicações, Duarte Ribeiro e José António Oliveira, desenvolveram as suas atividades numa empresa de eletricidade, climatização e telecomunicações, “Essemme Impianti” e o aluno Hélder Mota, também deste curso, estagiou juntamente com o aluno do Curso de Técnico de Informática, Rafael Cunha, no estabelecimento “Internet Café”.

e2
Foto: DR

Todos os estagiários tiveram “uma prestação exemplar, testemunhada não só pela avaliação obtida, que foi de excelente, como também pelos elogios tecidos pelas entidades empregadoras, dirigidas tanto aos alunos como à instituição que os enviou — o AEVO (Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil)”. Por essa razão, as instituições empregadoras “manifestaram vontade em receber novamente alunos do agrupamento”.

A pessoa responsável pelo acolhimento do grupo em Gallipoli, Graziela Maria Coppola, destacou igualmente a postura “corretíssima” dos jovens, o seu “sentido de responsabilidade, capacidade de partilha e competências organizativas, bem como a sua simpatia e boa educação”. “Sempre alegres e diligentes em tudo. Um grupo fantástico, respeitoso e educado em qualquer situação. Desejo-lhes todo o bem do mundo! Que tenham uma vida cheia de alegrias! Eles são os meus tesouros. Vou sentir a falta de todos eles”, disse.

e3
Foto: DR

Também patrões, monitores e colegas deixaram palavras elogiosas aos estudantes: “A Bruna foi uma colega muito interessada em aprender os nossos métodos de trabalho, seguindo muito bem e com atenção as instruções dadas, conseguindo encaixar-se perfeitamente na nossa equipa. Tivemos uma ótima experiência com ela”, comentou Marco (colega de trabalho).

“Graças ao programa Erasmus+, tive o prazer de conhecer esta menina tão doce e tão educada. Apercebi-me ainda que ela é uma menina com bons princípios e com um grande sentido de responsabilidade. Muito sinceramente, ela tem um coração gigante. Obrigada, Juliana, e obrigada à escola de Baião”, disse Giulia (colega de trabalho).

e4
Foto: DR

“Os rapazes (Duarte Ribeiro e José António Oliveira) estão prontos para o mundo do trabalho, pois são muito atenciosos e voluntariosos. Foi um prazer trabalhar com eles! As portas da minha empresa estarão abertas para receber alunos da vossa escola”, acrescentou Sandro (patrão e monitor).

“O Hélder e o Rafael entraram imediatamente em sintonia comigo e com os demais colaboradores da loja. Muito educados e sempre com um sorriso, disponíveis para qualquer necessidade de trabalho. Eles nunca hesitaram em fazer o que lhes era solicitado e estavam prontos para fazer ainda mais do que lhes era exigido, dando sempre o seu melhor. Foi uma experiência que superou as minhas expectativas, e espero acima de tudo que tenha contribuído para a sua formação. Pena que já acabou! Espero que estes jovens tenham um futuro brilhante, como merecem. Sentirei falta deles. Boa sorte, rapazes”, relatou Luigi (patrão e monitor).

e9
Foto: DR

“A Sandra é uma rapariga muito alegre, cooperativa e positiva. Dinâmica e com muitas capacidades na área do Turismo, tendo-se revelado uma mais valia para o museu. Estamos gratos pelo seu sorriso e pelo seu empenho. Obrigado pela vossa cooperação e tenham um bom regresso ao país de Saramago”, afirmou Giuseppe Caridi (monitor).

Durante o período em que permaneceram em Gallipoli, os alunos puderam também “conhecer melhor a região de Puglia, alargar os seus horizontes culturais e desenvolver as suas competências sociais e linguísticas, tanto no Inglês, como no Italiano”. Além de visitas a diferentes locais, atividades culturais, lúdicas e de lazer, participaram também numa competição de Karaté.

e5
Foto: DR

A mobilidade permitiu aos participantes “adquirirem mais competências para o seu desenvolvimento pessoal, académico e profissional, cumprindo-se o estabelecido no documento estruturante emanado pelo Ministério da Educação, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”.

e6
Foto: DR

De acordo com o agrupamento de escolas, “estas iniciativas proporcionadas pelo programa Erasmus+ são muito importantes para os alunos, para a região e para o Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil”. Assim, o agrupamento “dá mais um passo na concretização do seu plano de internacionalização, que, certamente, contribuirá para que a escola possa ter mais projeção, prestígio e modernidade, tornando-se mais atrativa e podendo oferecer a todos os alunos ofertas formativas alinhadas com as diretivas europeias, promovendo uma formação de excelência, onde a criatividade, inovação e empreendedorismo são incentivados e fomentando a igualdade de oportunidades para todos”.

e7
Foto: DR