alunos epamac marco de canaveses
Publicidade

A decorrer pelo segundo ano consecutivo, a EPAMAC, em parceria com o Município do Marco de Canaveses, estão a realizar uma atividade esta segunda-feira, dia 15 de abril, no âmbito do projeto “Jovens Empreendedores”.

Ana Luísa, responsável pelo projeto, explica que, no ano passado, também a Escola Secundária do Marco de Canaveses participou nesta atividade. No entanto, por “incompatibilidade de atividades”, o “Desafio Limonada” encontra-se a ser realizado por três equipas da EPAMAC (Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses”.

Este ano, ao dia juntaram-se alunos dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), neste caso, de São Tomé e Príncipe e de Cabo Verde, que trouxeram “interculturalidade à atividade. Estes alunos aproveitaram para produzir alguns alimentos e doces típicos, e algumas meninas estão a fazer tranças”.

Assim, o objetivo passa por permitir aos estudantes “desenvolver competências empreendedoras. As escolas podem inscrever equipas que montam uma banca de limonada e, ao longo de um dia, podem desenvolver o seu negócio. Na verdade o que queremos é trabalhar as competências do trabalho em equipa, da criação de uma marca, produtos e também perceber os investimentos associados a um negócio”.

Os alunos vão servir produtos até às 15h00 desta segunda-feira, 15 de abril. Posteriormente, será feito um balanço da iniciativa junto de uma consultora, para perceber o “investimento, custos e se suscitou lucro”.