Na próxima quinta-feira, dia 30 de junho, a organização do Penafiel Racing Fest vai promover uma formação de capacitação no quartel dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, para dar a conhecer técnicas e ferramentas em caso de acidente numa prova de rally.

A iniciar pelas 21h00, “a sessão vai ser direccionada às três corporações de bombeiros do concelho (Penafiel, Paço de Sousa e Entre-Os-Rios), à protecção civil e ainda elementos da equipa médica do CHTS, entidades que vão estar directamente envolvidas no evento”, explica a organização em comunicado.

Na mesma nota pode ler-se que “a fim de que haja uma componente prática com ensaios dos procedimentos de extração, o momento vai contar ainda com a presença de um carro de corrida de última geração e dois pilotos equipados a preceito, o Bruno Almeida e o Joaquim Carvalhinho”.

O objetivo é, como explica o responsável, “mesmo que os bombeiros e equipas compreendam a forma adequada de extração dos pilotos de um carro de corridas acidentado e conheçam bem os equipamentos de segurança dos pilotos e das viaturas, por exemplo, o sistema de extinção automático, o corta-corrente, cintos de segurança, entre outros“.

A formação será orientada pela organização do Racing Fest e pelo comandante dos Bombeiros de Penafiel, José Silva, que tem formação na área.

Para Óscar Coelho, responsável pela organização do Penafiel Racing Fest, “a segurança nas provas e a preparação dos nossos profissionais em caso de acidente são prioridades. Esta é já a segunda vez que realizamos esta formação. Nunca é demais adquirir conhecimento e treiná-lo, sobretudo, quando em causa poderá estar a vida de uma pessoa”.

Após dois anos de interregno, devido à pandemia da COVID19, o festival motorizado da Europa, regressa nos dias 8, 9 e 10 de julho “com muitas novidades”. Este ano, a grande novidade é a integração de duas provas, o Drag Racing e o Super Enduro, no Campeonato Nacional das respetivas modalidades.