Publicidade

O fim da partilha gratuita de contas foi a nova alteração que a Netflix implementou e que obriga a que todos os utilizadores do serviço vivam na mesma residência.

Segundo a SIC Notícias que falou com a Netflix Portugal, a intenção do serviço de partilha de contas entre pessoas destina-se “a famílias que vivem na mesma casa, através de perfis diferentes e a possibilidade de ver a Netflix em vários ecrãs”.

No entanto, a empresa referiu que o propósito “não era partilhar as suas contas com outros membros que não os da mesma residência”.

“Apesar do sucesso das mesmas, estas funcionalidades geraram alguma confusão sobre quando e como a Netflix pode ser partilhada. Hoje, mais de 100 milhões de residências partilham contas, o que impacta a nossa capacidade de investir em séries e filmes de grande qualidade”, explicaram.

Assim, a Netflix garante que a parte financeira é a razão para este mudança, já que a plataforma “tem vindo a cancelar muitas séries”, ao mesmo tempo que “outros serviços de streaming tornam-se cada vez mais competitivos”.

Como a empresa gere o acesso à plataforma?

Para realizar o acesso à conta só é possível fazê-lo através do mesmo endereço IP e na mesma rede Wi-Fi. “Utilizamos informações tais como endereços IP, IDs de dispositivos e atividade da conta a partir de dispositivos conectados à conta de Netflix, as mesmas informações que utilizamos para fornecer o nosso serviço, com as quais os subscritores concordam quando se registam na Netflix. Não recolhemos dados de GPS para tentar determinar a localização física exata dos seus dispositivos.”, esclareceram

Assim, não será mais possível utilizar a conta de familiares ou aceder à Netflix se for estudar para fora da sua localidade.

E se for viajar, não tenho acesso à conta?

Neste caso é possível aceder à conta mas por um tempo determinado. “Para tornar as deslocações simples e sem problemas, os subscritores que têm uma segunda residência ou que viajam frequentemente para o mesmo local, devem abrir a aplicação da Netflix nos seus dispositivos móveis enquanto estão ligados à rede WiFi na sua localização principal uma vez por mês, e depois quando chegam à segunda localização”, explicaram.

Para definir a residência principal basta esperar que a Netflix convide-o para definir a sua localização, processo que será feito de forma gradual.

Porquê foi decidida esta medida?

Os Estados Unidos da América foram os primeiros a levar a cabo esta nova funcionalidade no país. Apesar das contestações, Portugal, Espanha, Canadá e Nova Zelândia acabaram por se juntar à nova sugestão da empresa.