epamac green
Publicidade

Esta quarta-feira, dia 19 de outubro, a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (EPAMAC), em Marco de Canaveses, acolheu a apresentação final do projeto “SMS+Green Care”.

A “SMS+Green Care” surgiu em dezembro de 2019 e destina-se a maiores de 65 anos. Em três anos, apoiou 151 idosos e realizou 1746 visitas domiciliárias.

O projeto é promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses (SCMMC) com o objetivo de “minimizar os problemas resultantes das vulnerabilidades decorrentes do processo de envelhecimento, combater o isolamento social e facilitar o ‘envelhecimento em casa e com a comunidade’ (ageing in place), promovendo o bem-estar psicossocial e a saúde”.

Maria Amélia Ferreira, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses, realiza um balanço positivo e destaca que com este projeto “os idosos sabem que não são esquecidos, que a comunidade se preocupa com eles, mantendo-os no meio ambiente em que viveram e são felizes”.

Para Maria Amélia Ferreira a parceria entre a Santa Casa da Misericórdia e a EPAMAC pretende unir “a saúde e a ação social, ao mesmo tempo que a escola promove a intergeneracionalidade, com o objetivo final do não isolamento e da partilha entre pessoas”.

maria amelia
Maria Amélia Ferreira, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses. Foto: Jornal A VERDADE

A EPAMAC “é uma instituição da região que tem um empenho muito grande naquilo que é a divulgação das técnicas agrícolas e da parte tecnológica. Este projeto permitiu mostrar aos nossos alunos agricultura com outros olhos, com a evolução dos tempos, criando esta relação intergeracional, quase interprofissional, com muitos saberes”, refere José António Silva, professor e orientador do projeto apresentado.

Acrescenta, ainda, que são “experiências a repetir, porque é um problema social. Não diria que é pioneiro, mas tem um peso muito grande naquilo que pode vir a ser o futuro nesta área, a relação entre o idoso, o jovem e o conhecimento”, destaca.

professor
José António Silva, professor e orientador do projeto apresentado. Foto: Jornal A VERDADE

Os estudantes da EPAMAC realizaram atividades como o cultivo das ervas aromáticas e terapias designadas “banhos de floresta”.

Em 2019 a Fundação Calouste Gulbenkian lançou um programa designado “Envelhecimento na Comunidade” e a Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses foi uma das entidades que concorreu ao projeto e que acabou por ser selecionada e financiada.

António Fonseca, consultor do Programa de Coesão e Integração social na área do envelhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian, afirma que “tem sido para um motivo de satisfação ver os resultados alcançados pelo projeto. Todos tinham como objetivo manter as pessoas nas suas casas com o maior tempo possível e com o máximo de qualidade possível”.

fundacao
António Fonseca, consultor do Programa de Coesão e Integração social na área do envelhecimento da Fundação Calouste Gulbenkian. Foto: Jornal A VERDADE

O Jornal A VERDADE conversou com Maria e Ana Rocha, duas irmãs que participaram no projeto, e que afirmaram estar “satisfeitas. Gostei de tudo, foi fantástico. Sair do nosso dia a dia é diferente, aprendemos muito mais, a falar, a colaborar com as pessoas”.

Entre as inúmeras atividades organizadas destacam a plantação de ervas aromáticas. Maria Rocha concluiu que o “açúcar não faz falta. Agora é sopa, pouco sal e menos fritos”. 

senhoras
Maria e Ana Rocha. Foto: Jornal A VERDADE

No âmbito da iniciativa foi produzido o livro “Saberes e Sabores com memória”, que apresenta receitas confecionadas com ervas aromáticas e que pretende reduzir a utilização do sal e açúcar. Além disso, o livro de receitas pretende ser “a memória de um trabalho desenvolvido entre duas gerações diferentes”.

O projeto conta com o apoio da Câmara Municipal de Marco de Canaveses e das juntas de freguesia, bem como, da Faculdade de Economia e da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

dsc07029 4 scaled
Foto: Jornal A VERDADE