A Câmara Municipal de Felgueiras vai atribuir às duas corporações de bombeiros concelhias – Felgueiras e Lixa – um subsídio de 110 mil euros, reforçando em 10% o apoio atribuído.
O Protocolo de Cooperação, estabelecido entre a autarquia e as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras e da Lixa foi assinado no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O apoio ordinário visa auxiliar o funcionamento dos corpos de bombeiros, no ano de 2024, “por forma a garantir uma melhor operacionalidade e eficiência no socorro e na proteção de pessoas e bens, quer na sua área de atuação própria, quer ainda fora desta, quando acionados pelas entidades competentes, e ainda quando solicitados pelo município para a integração de operações de divulgação, promoção, formação, prevenção e/ou socorro, permitindo assim alcançar maiores níveis de segurança e de resposta operacional integrada na Proteção Civil do Município”, pode ler-se na nota da câmara municipal.
Durante a cerimónia de assinatura, Nuno Fonseca, presidente da autarquia afirmou ser “inquestionável que as missões atribuídas às Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários se revestem do maior interesse para a população do concelho. É, por isso, um compromisso nosso, enquanto representantes eleitos, continuar a apoiar instituições do concelho, para que as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras e da Lixa tenham ao seu dispor todos os meios necessários para que cumpram a sua missão com toda a eficácia e eficiência”, concluiu.
Para além do subsídio ordinário agora atribuído, este ano foi concedido ainda um subsídio extraordinário no valor global de 90.000 euros (45.000 euros a cada corporação).