c50c5b93 7d57 46c9 b910 15ae89d236ce
Publicidade

Os avanços tecnológicos do pós-século XX vieram acelerar o fenómeno conhecido como a Quarta Revolução Industrial, marcada por aspetos como a automatização e interconetividade de sistemas. Neste contexto, tornou-se mais urgente do que nunca consolidar todos os processos corporativos num único idioma. Com o inglês como língua standard de praticamente todas as grandes corporações do mundo, tem-se assistido ao aumento da popularidade dos cursos de inglês especificamente desenhados para empresas.

O que é inglês corporativo?

O inglês corporativo não é um idioma novo, mas antes um formato específico de ensino da língua inglesa idealmente adaptado ao mundo empresarial. Os cursos de inglês para negócios são cada vez mais prevalentes na sociedade moderna, sendo que os investigadores da Capterra concluíram que o orçamento corporativo para o ensino do inglês aumentou 49% entre 2019 e 2022 nos Estados Unidos. Serviços como a Preply inglês para Empresas encontram-se entre as soluções de primeira linha graças aos seus cursos desenhados especificamente para equipas e empresas.
Não existem dúvidas que cada vez mais negócios optam por investir na promoção do inglês corporativo. É o caso de empresas sediadas em países onde o inglês não é a primeira língua (como Portugal ou o Brasil), mas também empresas em países anglo-saxónicos que contam com funcionários que ainda não sabem falar o idioma local. Em ambos os casos, estes programas de educação demonstram vários benefícios quer para empresas, quer para funcionários.

As vantagens do ensino do inglês para empresas

Comunicação mais assertiva

A vantagem óbvia do ensino do inglês corporativo é o estabelecimento de linhas de comunicação mais assertivas não só entre diversos departamentos da empresa como com parceiros estratégicos internacionais. Seja em Portugal ou na China, o inglês é o idioma com que empresas vindas de diferentes países fazem negócios, pelo que é importante que o maior número possível de pessoas o domine.

Funcionários mais competentes

O sucesso de uma empresa depende em grande parte das valências dos seus funcionários, e o conhecimento do inglês apenas contribui para criar funcionários mais competentes. Um funcionário que domine o inglês vai-se sentir mais à vontade para intervir em assuntos que envolvem parceiros internacionais, e terá mais confiança nas suas próprias aptidões.

Apoio ao cliente

O apoio ao cliente não se faz apenas nos departamentos de apoio ao cliente. Qualquer trabalhador de uma empresa deve estar pronto para ajudar um cliente, seja este local ou residente num país estrangeiro. A generalização do conhecimento do inglês contribuiu para que funcionários de todos os departamentos estejam mais aptos para ajudar clientes que necessitem de apoio.

Funcionários mais felizes

Segundo o blog June29, do professor de artes modernas Gerald Borowski, estudos científicos estabeleceram uma relação entre o ensino do inglês corporativo e a satisfação dos funcionários de uma empresa. O ensino do inglês ajuda não só a que os funcionários se sintam mais aptos e confiantes, como já referido, como estimula um sentimento de gratidão para com o empregador. Por outras palavras, é natural que um funcionário prefira trabalhar numa empresa que aposte na sua educação e crescimento individual do que numa entidade que não o faça.